Bematech assume ativos de empresa de software
A Bematech, empresa de automação comercial que abriu capital no Novo Mercado da Bovespa em abril de 2007, anunciou nesta segunda-feira a aquisição dos ativos da Bios Blak, com os quais espera ingressar no segmento de software para sistemas de alimentação.
A Bematech pretende adquirir os contratos de manutenção de software, códigos-fonte dos sistemas desenvolvidos pela Bios Blak e os negócios de prestação de serviços da empresa criada em 1993 e que atua em franquias de alimentação.
O valor da compra, segundo a empresa, vai ser definido com base em um modelo de desempenho futuro, de cinco vezes o Ebitda no período compreendido entre julho de 2008 e junho de 2010.
O modelo também foi adotado na compra de outra companhia de software, a Rentech, em outubro do ano passado. Com tais aquisições, a Bematech já declarou que pretende integrar hardware e software na sua oferta de sistemas de automação comercial.
O pagamento será feito em duas parcelas, em junho de 2009 e julho de 2010. A Bematech pretende fazer um adiantamento de 1 milhão de reais na data da concretização da operação e outro de 500 mil reais seis meses depois.
A companhia informou que a compra, entretanto, ainda depende de três condições para se concretizar: a aprovação do conselho de administração da Bematech, a finalização do processo de auditoria legal e contábil e o cumprimento de obrigações contratuais do vendedor, que não foram detalhados.
Depois de ter suas ações fixadas a 15 reais na estréia do Novo Mercado, a Bematech assistiu a uma forte queda no valor dos papéis diante da crise norte-americana e a consequente fuga dos investidores estrangeiros — que adotaram postura semelhante em boa parte das empresas de baixa liquidez na bolsa (smallcaps).
Nesta segunda-feira, a ação da companhia estava em alta de 1,5 por cento, negociada a 8,20 reais. Enquanto isso, o Ibovespa exibia queda de 0,6 por cento.