TJ do Acre adere a tecnologia e economiza R$ 20 milhões
O Tribunal de Justiça do Acre aderiu, esta semana, à digitalização de processos em papel enviados ao Supremo Tribunal Federal. A medida representará uma economia de aproximadamente R$ 20 milhões por ano ao Poder Judiciário do Estado com o transporte físico dos processos, antes feito pelos Correios.
Com o novo sistema, as peças processuais serão escaneadas na diretoria judiciária do TJ-AC, que providenciará o cadastro no programa de digitalização processual do portal do Supremo. Posteriormente, a diretoria jurídica do tribunal acreano fará o registro do protocolo do processo. A partir de então, advogados e partes poderão consultá-lo diretamente no portal do Supremo.
Outra vantagem da digitalização é que os processos enviados ao STF retornarão ao TJ-AC em prazo máximo de cinco dias após a sua distribuição. Dessa forma, o acesso a estes documentos poderá ser feito durante 24 horas por dia, pela internet, de qualquer computador em qualquer lugar do Brasil. Além do aumento em sua velocidade, a mudança também dará mais segurança à tramitação processual.