3D: Quais os tipos? Como funcionam?
O 3D é uma invenção mais antiga do que se imagina. Em 1962, Morton Heilig inventou o Sensorama, que consiste em uma cabine que combinava filmes 3D, som estéreo, vibrações mecânicas, aromas e ar movimentado por ventiladores. O conceito 3D é baseado na estereoscopia e acontece quando a nosso cérebro funde o que nossos olhos captam, de forma separada, em uma imagem só. É um truque que engana o cérebro e produz a sensação 3D.
Existem quatro formas, as mais comuns, de se produzir tal efeito.
ANÁGLIFO
A mais antiga (usada desde 1950), o anáglifo, é conhecida por ter a imagem formada por duas camadas de cor que são sobrepostas com uma distância pequena entre elas. Tal distância equivale a mesma existente entre os nossos olhos. Para que o efeito ocorra e que se filtre apenas a imagem e não faça com que nosso cérebro se atrapalhe é necessário utilizar os famosos óculos em duas cores (vermelha e azul).
POLARIZAÇÃO
É o método mais utilizado pelas salas de cinema. Muito parecido com o ANÁGLIFO, a diferença está na polarização das imagens, que são distribuídas linearmente durante a projeção. Para que a imagem seja filtrada precisamos usar óculos com lentes que são polarizadas na mesma direção das projeções. Os óculos são ligeiramente escuros em vez dos bicolores.
SHUTTER GLASSES
Este é o método usado pelos televisores e consiste em novamente enganar o cérebro para que junte as imagens de diferentes perspectivas em uma só. Ele utiliza duas imagens sobrepostas. Para que isso ocorra os televisores precisam ter necessariamente uma faixa de atualização de imagem de no mínimo 120HZ, o dobro, portanto, dos televisores comuns. Para ter a sensação é necessário usar óculos shutter glasses que funcionam em sincronia com a mudança de quadro exibida na tela.
PARALAXE ou 3DS
A grande vantagem desse sistema é que ele não precisa de óculos especiais. A técnica consiste na exploração da distância média entre os olhos humanos que é de 64 mm. Você não precisa usar óculos especiais por que a própria tela já faz isso. A tela do console conta com uma barreira palaxe cuja função é permitir que cada um dos seus olhos veja pixels específicos da tela, graças a perspectiva diferenciada que cada um deles enxerga.
Com a popularização do paralaxe devemos ter em breve tecnologias 3D que permitam assistir e jogar em 3DS sem utilizar óculos.