Yamaha XJ6 N … avaliamos!
A motocicleta com motor de quatro cilindros mais barata da categoria.
Com o evidente objetivo de fornecer ao mercado brasileiro uma motocicleta de média cilindrada, quatro cilindros e a preço muito competitivo, a Yamaha lançou em 2010 os modelos XJ6 N (naked) e XJ6 F (modelo com carenagem integral), em substituição aos modelos FZ6 e Fazer 600.

Conhecida na Europa como XJ6 Diversion, a XJ6 N acertou em cheio os consumidores que desejam possuir sua primeira tetracilíndrica e com boa relação custo benefício. Trata-se de um projeto destinado a oferecer ao usuário uma motocicleta com estilo, agradável e maneável ao se conduzir e um motor que entrega sua potência de forma a não assustar aos pilotos com pouca experiência em motos dessa categoria.
Suas principais concorrentes, a Honda CB 600 F Hornet , com preço público sugerido, base São Paulo de R$ 30.800,00 versão Standard e R$ 33.800,00 na versão com ABS (C-ABS) e a Suzuki Bandit 650, no valor de 31.900,00, tornam a XJ6 N muito atraente para aqueles que querem possuir sua primeira motocicleta de quatro cilindros, cujo preço público sugerido é de R$ 27.850,00. O visual diferenciado e acabamento bem elaborado, chama a atenção por onde passa.
O propulsor, de 600cc, quatro cilindros em linha, quatro tempos, com 77,5 cv de potência, o que é pouco para um motor com esse tipo de construção, é compensado pelo bom torque em baixas e médias rotações, o que a credencia tanto para o uso urbano quanto para viagens. O câmbio, de seis velocidades e bem escalonado, possui engates suaves e silenciosos, distribui bem a potência do motor entre as marchas proporcionando, também, uma boa economia de combustível.

O chassis, do tipo diamond e fabricado em tubos de aço, proporciona boa rigidez ao conjunto. Sua aparência é agradável e sua geometria privilegia os pilotos de média e baixa estaturas assegurando, assim, maneabilidade à motocicleta. Detalhe importante fica por conta do escapamento 4-2-1, o qual termina em uma pequena ponteira sob o motor e muito discreto, onde está alojado o abafador e o catalisador. A intenção dessa construção é fornecer maior concentração de massa e baixo centro de gravidade.
Os piscas dianteiros localizam-se na parte superior e externa do farol, possuem iluminação satisfatória e permitem a visualização de seu funcionamento enquanto se pilota. Os traseiros estão alojados na rabeta de design inovador e abaixo da lanterna traseira, a qual também possui boa iluminação e sua construção é bem harmônica em relação ao conjunto.

O painel de instrumentos da XJ6 N conta com mostrador em LCD digital com velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip 2), hodômetro de combustível (f-trip), marcador do nível de combustível e relógio digital, contagiros analógico e luzes espia, tem boa iluminação e é de fácil visualização.
O guidão e os comandos possuem boa ergonomia e , além dos comandos usuais, conta com o lampejador do farol alto. Um aliado importante à posição de pilotagem, é seu assento em dois níveis, com bom grip, permitindo aos pilotos de estatura média e baixa colocarem seus dois pés no chão. De outra forma, pilotos de estatura elevada tendem a ficar um pouco incomodados em trajetos longos, mas nada que tire o prazer da pilotagem.
Outro ponto de destaque da XJ6 N é o consumo de combustível, que ficou em média de 23 km/l na estrada e 20 km/l na cidade. O tanque de combustível, de 17 litros, proporciona uma autonomia teórica de 340 km na cidade e 391 km na estrada, claro que em condições climáticas favoráveis e utilizando o motor nos regimes médios de rotações. Boas marcas para um tetracilíndrico.

Os trechos percorridos na cidade com a XJ6 N, mostraram que é uma motocicleta ágil, de fácil condução, passa facilmente nos corredores formados pelos automóveis e seu desempenho não assusta aos motociclistas menos experientes nesse tipo de equipamento.
A parte divertida ficou por conta dos trechos sinuosos das estradas. As curvas de baixa e média velocidades foram contornadas facilmente devido à boa posição de pilotagem, o chassis não sofreu torções significativas que ameaçassem a dirigibilidade, porém foi notado uma leve tendência a sair de frente, mas facilmente contornado. Com o asfalto em má conservação, a traseira tende a perder o contato com o solo.
A Yamaha XJ6 N é confortável, prazerosa e ideal para a utilização urbana e rodoviária. É fácil de pilotar em quaisquer condições e seu preço é muito atrativo. Vale a dica aos motociclistas que sonham em ter sua primeira moto de quatro cilindros.
Especificações técnicas
| Comprimento total | 2.120 mm |
| Largura total | 770 mm |
| Altura total | 1.085 mm/1.185 mm |
| Altura do assento | 785 mm |
| Distância entre eixos | 1.440 mm |
| Altura mínima do solo | 140 mm |
| Peso seco | 186 kg / 196 kg |
| Raio mínimo de giro | – |
| Motor | 4 tempos, DOHC, refrigerado a água |
| Quantidade de cilindros | 4 cilindros |
| Cilindrada usual | 600 cc |
| Diâmetro x curso | 65,5 x 44,5 mm |
| Taxa de compressão | 12,2 + 0,4:1 |
| Potência máxima | 77,5cv a 10.000rpm |
| Torque máximo | 6,09 Kgf.m a 8.500 rpm |
| Sistema de partida | Elétrica |
| Sistema de lubrificação | Cárter úmido |
| Capacidade do óleo do motor | 3,4 litros |
| Capacidade do tanque de combustível | 17,3 litros |
| Alimentação | Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica |
| Sistema de ignição | TCI |
| Bateria | – |
| Transmissão primária | Engrenagens |
| Transmissão secundária | Corrente |
| Embreagem | Úmida, disco múltiplo – mola helicoidal |
| Câmbio | 6 velocidades, engrenamento constante |
| Quadro | Tubular em aço – tipo “Diamond” |
| Ângulo de cáster | 26º |
| Trail | 103,5 mm |
| Pneu dianteiro | 120/70 – ZR17 M/C 58W |
| Pneu traseiro | 160/60 – ZR17M/C 69W |
| Freio dianteiro | Disco duplo hidráulico / 298mm |
| Freio traseiro | Disco hidráulico / 245mm |
| Suspensão dianteira | Garfo telescópico |
| Suspensão traseira | Braço oscilante – monocross |
| Curso da suspensão dianteira | 130 mm |
| Curso da suspensão traseira | 130 mm |
| Painel de Instrumentos | Painel digital – velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível e relógio digital. Luzes espias – conta-giros analógico |
| Cores | Vermelha, Preta, Branca |
| Dispositivo para Transporte de Carga | Modelo não especificado para transporte de carga |




