A moto pode ser classificada como uma sport touring crossover, pois utiliza como base a plataforma da MT-09, equipada com motor tricilíndrico de 847 cc, dotado com tecnologia crossplane e capaz de gerar 115 cv de potência máxima a 10.000 rpm, além de torque máximo de 8,9 kgf.m a 8.500 rpm. Todo conjunto é montado no mesmo quadro tipo diamante em alumínio, que teve seu ângulo de cáster diminuído para 24º, possibilitando uma melhor posição de condução combinada com o guidão, também confeccionado em alumínio e com duas opções de regulagens.
No pacote eletrônico, elementos como acelerador eletrônico tipo ride-by-wire, controle de tração para domar esse propulsor tricilíndrico nervoso, freios ABS em ambas as rodas e três modos distintos de entrega de potência para pilotagem. Na dianteira, a “bolha” do para-brisa pode ser ajustável em três níveis, apresentando conjunto óptico com farol duplo. Protetores de mão fixados na ponta do guidão dão um charme a mais.
No que diz respeito aos freios, com discos de 298 mm de diâmetro na roda dianteira e 245 mm na traseira, e suspensões, com garfo telescópico de 137 mm e balança monoamortecida de 130 mm, a Tracer e a MT-09 são idênticas. Com peso em ordem de marcha de 210 kg, o modelo traz ainda um assento mais confortável e alças de apoio que dão mais segurança ao garupa. Outro destaque visual é o vão livre entre a rabeta e a roda traseira. Sem dúvida, este é um modelo que poderia brigar diretamente com a Triumph Tiger Sport, que possui a mesma proposta e serve tanto para viagens mais longas quanto para um ambiente mais urbano, sendo vendida por aqui pelo preço sugerido de R$ 45.990,00. Vamos aguardar.
Fonte: Yamaha USA
Fotos: Divulgação/Yamaha USA