Comcast diz não estar bloqueando downloads
A norte-americana Comcast anunciou na segunda-feira que as transferências de arquivos em redes de trocas de arquivos como a BitTorrent podem estar sendo retardadas por tecnologia de administração de banda, mas negou que esteja bloqueando o acesso a quaisquer aplicativos ou conteúdo.
Como segunda maior provedora de acesso de alta velocidade à Internet nos Estados Unidos, com 11 milhões de assinantes, qualquer ação da Comcast para favorecer ou bloquear o movimento de determinados tipos de arquivo por suas redes seria extremamente controversa, por violar o princípio da “neutralidade de rede”.
A neutralidade de rede é o princípio de permitir que todo conteúdo que flui pelas redes de um provedor de acesso à Internet seja tratado igualmente, sem qualquer preferência. Ainda que ele não seja uma lei, conta com o apoio de diversos grupos de pressão e empresas preocupados com a possibilidade de que provedores comecem a cobrar para priorizar a distribuição de determinadas formas de conteúdo.
A Associated Press informou no final de semana que havia executado experiências em todo o território dos EUA para provar que a Comcast estava impedindo que alguns usuários subissem conteúdo para redes de troca de arquivos, entre as quais a BitTorrent.
Essas redes são usadas pelos consumidores para trocar amplo volume de arquivos como música, vídeos e fotografias.
A Comcast divulgou um comunicado na segunda-feira que uma vez mais refutava alegações de que controla o fluxo de conteúdo em sua rede, mas informou que administra sua banda de maneira a oferecer a melhor experiência possível aos clientes.