Pior ataque de hacker sofrido pelo governo só agora revelado
O ataque cibernético mais grave sofrido pelo governo ocorreu em maio de 2008 e só agora foi divulgado. Na madrugada daquele mês, um hacker, fora do Brasil, descobriu que o sistema do servidor desse órgão estava com a senha original que veio no software e realizou o ataque. Pela manhã, o funcionário do ministério (que não teve o nome revelado) leu a mensagem que exigia os US$ 350 mil e pensou que fosse uma piada. Só ao meio dia, horas depois, portanto, resolveu tomar as primeiras providências, ao notar que sistema ainda estava inacessível.
Segundo o jornal Folha de São Paulo (hoje 09/11), o funcionário do Departamento de Segurança da Informação e Comunicação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Raphael Mandarino Junior, disse que o órgão invadido deixou de funcionar por 24 horas, deixando 3 mil pessoas sem acesso ao sistema. O hacker tentou destruir todas as informações. Por sorte o backup estava em segurança em outro lugar, porém demorou uma semana para que os códigos deixados pelo hacker fossem quebrados.
A Polícia Federal enviou informações sobre a localização do hacker a Interpol, mas até hoje o hacker continua em liberdade.O maior problema ainda é a falta de cuidado com a segurança dos servidores tanto de empresas como do governo.