"Reação dos EUA à decisão sobre Microsoft é inaceitável
– A comissária de competição da União Européia, rebateu nesta quarta-feira as críticas dos Estados Unidos sobre a decisão de uma corte européia que decidiu esta semana que a Microsoft quebrou leis de defesa da concorrência.
“Eu acho que é totalmente inaceitável que um representante da administração dos EUA critique uma corte independente fora de sua jurisdição”, disse Kroes a repórteres.
“A Comissão Européia não emite julgamento sobre decisões de uma corte dos EUA e nós esperamos o mesmo nível de respeito.”
O Departamento de Justiça dos EUA disse na segunda-feira que está “preocupado” sobre a decisão “unilateral” da Corte de Primeira Instância contra a Microsoft, afirmando que isso pode prejudicar consumidores e desencorajar a inovação.
A Microsoft sofreu uma grande derrota na segunda-feira quando o segundo tribunal mais importante da UE, a Corte de Primeira Instância, manteve uma decisão judicial da Comissão Européia de 2004 que considerou que a empresa abusou de seu poder de mercado para prejudicar seus concorrentes.
Essa decisão de três anos atrás impôs multa recorde de 497 milhões de euros (689,9 milhões de dólares) contra a empresa.
Fo nte: BRUXELAS (Reuters)