Índia proíbe Google de fotografar cidade para o 'Street View'
A polícia da cidade de Bangalore, sul da Índia, proibiu o Google de fotografar suas ruas, anunciaram fontes oficiais nesta terça-feira (21/06). As imagens seriam utilizadas no serviço Street View. A justificativa do órgão indiano é que a empresa norte-americana não teria pedido autorização formal para tirar as fotos e que, futuramente, as imagens possam ser utilizadas por terroristas para planejar atentados. Por ironia, Bangalore é considerada a capital tecnológica do país.
O Street View permite aos seus usuários clicar em praticamente qualquer local na cidade para obter imagens em zoom de 360 graus ao nível da rua. Elas são tiradas por carros equipados com câmeras.
Segundo afirmou o subcomissário de polícia Sunil Kumar à agência de notícias local Ians, disse que o Google estaria autorizado a fazer e reproduzir as imagens apenas depois de receber licenças relativas à questões de segurança dos ministérios da Defesa e do Interior. “Temos preocupação com a segurança. Existe uma série de estabelecimentos sensíveis em Bangalore e suas fotos ficariam disponíveis em domínio público”, argumentou.