Pesquisa:Despesas das famílias crescerá mais que o PIB
Perspectiva sinaliza perda de espaço da classe média e recoloca a importância da classe C no cenário brasileiro, indicando novas mudanças no mix comportamental de consumo do País. É o que aponta a Target Marketing, empresa especializada em pesquisa de mercado, ao concluir os cálculos do IPC-Target do Brasil em Foco 2009, indicador da potencialidade de consumo nacional de cada um dos 5.565 municípios
O consumo dos brasileiros atingirá R$ 1,863 trilhão, em termos reais, em 2009. Os cálculos do IPC-Target do Brasil em Foco 2009 indicam que as despesas das famílias crescerão mais que o PIB (1,6% ante os 1,2% previstos para o PIB, no período entre 2008/2009), revelando ainda um crescimento populacional da ordem de 1,36%. O estudo foi feito com base em dados secundários atualizados, pesquisados em fontes oficiais de informação, utilizando metodologia própria da Target Marketing.
A população atingirá 191,5 milhões de pessoas, dimensão ajustada conforme os resultados da contagem do IBGE de 2007 (amostragem com municípios de até 170 mil habitantes) e projeções anuais com revisão em 2008. O número de mulheres é pouco superior ao dos homens (51% contra 49%). A população urbana representa 83,3%, prevendo-se um consumo per capita anual de R$ 11.085,02.
Neste ano, o consumo rural representará montante equivalente a R$ 96,1 bilhões.