Onda de roubos de motos seguidos de morte estimula a venda de rastreadores. Mas vale a pena ter um serviço desses?
São Paulo, SP – Um suspeito morreu baleado e outro foi preso por roubo de moto na marginal Tietê, sentido Castello Branco, na altura da ponte Atílio Fontana, no começo da tarde deste domingo (07/07). Segundo a polícia, entre às 8h da manhã e 12h, os dois roubaram pelo menos três motos.
O rastreador e o seguro foram acionados. Ao ver as viaturas o rapaz que conduzia a moto atirou contra os policiais que revidaram, ele foi baleado e morreu no local, o garupa se entregou. O caso foi apresentado no 33° DP (Pirituba,SP).
A onda de assaltos a motociclistas em busca de roubar motos premium está crescendo cada vez mais. Ocorre que além de roubarem os ladrões acabam matando os motociclistas. O seguro contra roubo de motos dessa categoria, que não era tão alto, agora começa a subir pois o risco que antes era maior para acidentes, mudou. Roubo de motos premium agora é um risco a ser considerado.
Pesquisando alternativas nós nos deparamos com o sistema de rastreamento. Pedimos um para instalar e testar.
Não mostraremos como a instalação por questões de segurança e por que o fornecedor do serviço tem como padrão mudar constantemente o local onde fica instalado o rastreador para evitar que fique ‘manjado’ e que assim se torne mais fácil anular a proteção.
Uma coisa interessante foi poder acompanhar pelo celular o monitoramento da moto e ser alertado sempre que a mesma for movimentada indevidamente. Além disso, fica registrado o trajeto e mesmo em zona de sombra o aparelho armazena na memória o trajeto feito e o atualiza toda vez que o sinal for restabelecido.
Uma parte interessante do sistema de rastreamento é a possibilidade de, além de resgatar a moto, poder acionar a polícia e fechar o cerco, podendo até prender os ladrões.
Conversamos com uma empresa fornecedora deste tipo de serviço para que você possa entender melhor como funciona o rastreamento e o bloqueio.
1) Quais as vantagens de um rastreador frente a um alarme?
R: No rastreador temos a possibilidade de um acompanhamento em tempo real do veiculo instalado, em caso um sinistro de roubo ou furto temos também a possibilidade de um bloqueio a distancia gerar posicionamentos e informações que no caso do rastreador já estão inclusos no pacote contratado, além de também não ter o apoio da uma empresa especializada para acontecimentos mais sérios e que demandam urgência.
2) Como funciona toda a operação?
R: Depois de instalado o rastreador, o veiculo rastreado passa a gerar informações (posicionamentos globais) que podem ser acessadas através do login/senha que disponibilizamos aos clientes. Tendo acesso ao sistema de rastreamento através de qualquer dispositivo com acesso a internet seja um tablet, celular outro computador o cliente tem a possibilidade averiguar dados como, trajeto efetuado, locais da parada, velocidades registradas e outras informações pertinentes a um determinado período desejado.
3) E em área de sombra, onde não existe sinal de celular?
R: Apesar de pequenas e quase não encontradas a existência das áreas de sombras tem seus efeitos eliminados através da memória interna disponível no equipamento de rastreamento. Caso a motocicleta entre em uma área de sombra o equipamento passa automaticamente a armazenar os dados gerados e, assim que i sinal é restabelecido o equipamento efetua a transferência dos dados salvos para o servidor, eliminando a possibilidade de perda de informações.
4) Como fazer para acionar o bloqueio?
R: Em caso de bloqueio o cliente devera ligar para a central de atendimento e a mesma tendo o treinamento necessário, averiguara o momento exato para efetuar o bloqueio do veiculo. Vale ressaltar que isso feito na hora e no momento errado pode provocar um acidente e consequentemente a possibilidade de perda total do veículo, o que não é interessante, pois a empresa de rastreamento irá preferir sempre resgatar o veículo intacto e o mais rápido possível.
Uma dessas situações é desativar um veículo em alta velocidade. O travamento imediato ocasionará um grande risco de acidente e a possibilidade de acabar atingindo pessoas inocentes. É necessário um ótimo preparo para saber a hora certa de bloquear o veículo, seja ele moto, carro ou caminhão.
5) Como a moto registra todo o rastreamento, como é possível proteger a privacidade do piloto?
R: O rastreamento da moto é gerado através cruzamento das coordenadas de posicionamento global geradas pela antena GPS embutida no equipamento, pontos esse que depois de gerados são convertidos em dados para leitura e composição das informações disponíveis no sistema. Todos os dados tanto de cadastro quanto de rastreamento são de inteiro sigilo, os processos de armazenagem de informações é encarado como de extrema importância não sendo possível acesso completo dos dados dos clientes pelo mesmo usuário nem da empresa ou de fora dela.
6) Muitos Rastreadores consomem bateria a ponto de descarregar a bateria da moto. Como é o consumo de bateria neste equipamento?
R: Escolhemos uma nova tecnologia que não prejudica a bateria da moto. Este equipamento possui um recurso que detecta se o veiculo não esta em uso e literalmente se desliga não sendo necessário o consumo de bateria do veiculo instalado. Porém, ao menos toque na ignição ele em segundos volta a ligar. O mesmo procedimento acontece caso seja detectado, através de seu acelerômetro, um movimento indevido da moto. Em ambos os casos após ligar ele envia à central um alerta de “movimento indevido”.
7) Ele funciona através de um SIM card – um chip de celular pré-pago como é mais conhecido. Se os créditos acabarem tem como recuperar a moto?
R: É impossível que tal situação ocorra, pois em virtude do volume de trafego e chips que a empresa trabalha o regime de dados contratado é continuo, ou seja, pós-pago e não pré-pago, não havendo menor possibilidade de uma interrupção do trafego de informação para o rastreador por falta de créditos inseridos na conta.
8) Qual a garantia de o rastreador não venha a ser eliminado da moto e com isso ela se torne vulnerável?
R: Temos como primeiro recurso a bateria interna do rastreador que possibilita no caso de um corte da fonte principal de alimentação a continuidade do funcionamento do equipamento por algumas horas. Aliado a isso temos o processo de instalação que muda o rastreador de lugar constantemente. Isso tem como principal função dificultar a descoberta do equipamento através de colocação do mesmo em locais de difícil acesso. Ele fica camuflado na fiação de forma a confundir o aparelho com outro que vem originalmente instalado na moto. Isto reduz bastante a tentativa de violação e extração do equipamento.
O teste de desligamento, por exigência da empresa, por questões de segurança para evitar risco de acidente foi realizado em ambiente seguro. No estacionamento do prédio, primeiro subsolo, com a moto parada e motor ligado. Depois de acionada a central e identificada a localização, rota e velocidade da moto a central realizou o bloqueio. Todo o processo levou algo em torno de 6 minutos.
O serviço em questão funciona por comodato o que permite substituir o equipamento sem ter que comprar um novo ou atualizá-lo.
Plano para a moto testada – Empresa Rastrotec: R$ 250,00 de adesão + R$ 588,00 pagos no cartão em 12x (Mensalidade de R$ 49,00). Valores para a cidade de Fortaleza (Ce) – email [email protected] .
DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO:
•Equipamento com tamanho super reduzido;
•Todas as antenas internas;
•Bateria Interna;
•Acelerômetro;
•Modem quadriband;
•GPS de alta sensibilidade com cerâmica de alta ligação;
•Equipamento de fácil instalação;
•Chicote com 2 metros, permitindo assim um maior distanciamento entre
a ligação elétrica e o local de esconderijo do equipamento;
•Alimentação 9-36VDC/90mA;
•Proteção ativa contra surto de tensão;
•Peso 80g;
•Certificação: e-Mark Global Mundial;
Agrademos a Rastrotec pelo fornecimento do equipamento e a Nikkei Motos Kawasaki que instalou o equipamento sem custo para testes.