Entrevista Hitachi: "Virtualização é o nosso foco"
A Hitachi lança seu novo portfólio de tecnologias dinâmicas de Cloud Computing com o foco de acelerar e simplificar a adoção de ambientes corporativos em Cloud Computing. O portfólio oferece um conjunto de recursos para computação do setor, visando criar um único pool de armazenamento virtualizado em bloco, arquivo e conteúdo, suportando os vários usos que se desenvolvem em Cloud Computing hoje. Isso permite às organizações adotar serviços em nuvem no seu próprio ritmo.
De acordo com Miklos Sandorfi, estrategista-chefe para Serviços de Arquivo e Conteúdo da Hitachi Data Systems o Cloud Computing possibilita uma alternativa real e acessível para as abordagens tradicionais de longo prazo sobre o consumo e o investimento dos recursos de computação. Porém, “as atuais metodologias em cloud não estão sintonizadas com as realidades heterogêneas que muitas organizações enfrentam hoje, criando os mesmos silos de dados erroneamente utilizados que elas tentaram evitar através dos esforços em Cloud Computing,” declarou. “Nossa abordagem única reduz os custos do armazenamento, riscos e é facilmente gerenciada frente a demandas em transformação.” Destaca o executivo.
Para entender um pouco mais desse segmento, entrevistamos Marcello Bosio, Marcello Bosio, Consulting & Services Director da Hitachi Data Systems.
-Como a Hitachi vai se diferenciar da EMC?
-“Desde 2004 a Hitachi vem adotando uma tecnologia que leva ao Cloud-a virtualização. Hoje a Hitachi é uma empresa totalmente focada em storage. Apesar de ter comprado a VMware para virtualização a estratégia de virtualização de armazenamento de dados da EMC não deslanchou. O nosso maior diferencial é o que a Hitachi consegue oferecer em tecnologia de virtualização e de cloud. Por isso estamos à frente da EMC. ”
-Os discos utilizados pela Hitachi são fabricados por ela ou de terceiros, OEM?
Bosio -“Os discos utilizados pela Hitachi são fabricados por ela mesma. Hoje a Hitachi é o maior fabricante de HDs do mundo. Há alguns anos a Hitachi comprou toda a operação da IBM para a fabricação de HDs.”
-Este segmento é parte serviços e parte hardware, e por isso, acaba tendo como concorrentes empresas especializadas em serviços que usam o hardware de outros fabricantes, como Dell, HP ou IBM . Quais as vantagens competitivas que a Hitachi oferece e que podem fazer a diferença na escolha pela plataforma de vocês?
Bosio -“O maior diferencial da Hitachi em relação a estas empresas é o foco no storage. Esta tecnologia hoje é dominada por nós com segurança, ao contrario dos outros fabricantes que atuam em outro segmento que não se assemelha a como a Hitachi trabalha o storage. Por exemplo, o suporte da Hitachi é feito por nossa própria equipe e não por terceirizados. Isso rendeu a Hitachi prêmios de excelência em suporte por anos seguidos. Um fator de extrema importância no suporte é a especialização e a nossa equipe é totalmente especializada em storage. Não há necessidade de contratar serviços de terceiros para prestar este tipo de serviços quando você opta pela plataforma da Hitachi. Por isso, todos os contratos de prestação de serviços de suporte de produtos Hitachi acabam ficando conosco e não com terceiros. Além do mais, oferecemos um suporte real de atendimento via 0800, 24 horas por dia. O atendimento é imediato e dependendo da situação o problema é resolvido pelo telefone. Mas ao ser detectado um problema maior o atendimento é imediato, inclusive com envio de técnico e da peça para troca, se necessário. Os dados hoje para as empresas são fatores extremamente críticos e necessitam de um suporte rápido e eficaz.”
FPCS – A Hitachi já possui cases de sucesso com o sistema cloud no Brasil?
Bosio -“A virtualização é o nosso foco tecnológico desde 2004 e nós temos uma série de cases nesse sentido que é a base do cloud. E de nada adianta ter uma virtualização eficiente se não tiver um storage que atenda a esta demanda. Nós temos uma série de cases mas não temos no Brasil ainda uma estrutura de cloud montada como deveria ser assim considerada como é o Google. Em processo de implantação temos várias empresas, dentre elas algumas do segmento financeiro as quais, por acordo contratual não podemos informar o nome.”
FPCS
– Como a Hitachi vai atuar junto aos canais?
Bosio -A Hitachi vem ganhando anualmente prêmios e destaques como o melhor programa de canais mundial nos Estados Unidos. Hoje a Hitachi atua muito fortemente nos canais treinando seus parceiros e qualificando como canais gold, silver etc. Cada um dentro da sua definição e de acordo com seu perfil. Esta foi a estrutura que mais cresceu na Hitachi no Brasil e América Latina. Nosso desempenho ano passado foi dentro dos dois dígitos e o Brasil foi o que mais cresceu juntamente com a China, tanto que é que o Brasil é uma das prioridades da Hitachi. A crise mundial não chegou aqui e a gente aqui sofreu muito menos. Foi o menor impacto. Mesmo com a crise lá fora a gente conseguiu aqui bater as nossas metas e em 2010 esperamos obter o mesmo resultado que bater a meta estipulada para este ano.
A Hitachi no Brasil
A Hitachi começou as suas atividades no Brasil em 1939. O escritório de representação inicialmente localizado no Rio de Janeiro foi também o primeiro escritório da Hitachi fora do Japão e atua no segmento de infra-estrutura como geração de energia, saneamento básico, sistemas industriais, sistemas de transporte entre outros.
A Hitachi já forneceu para o Brasil, turbinas hidráulicas, geradores e transformadores para as maiores empresas de energia do país; turbinas a gás para a maior empresa petrolífera do país; as maiores bombas da América do Sul, que bombeiam cerca de 2/3 de toda água consumida na cidade de São Paulo; laminadores e equipamentos de controle para as maiores siderúrgicas do país; trens e locomotivas para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Cinco subsidiárias do grupo Hitachi atuam no país: A Hitachi Data Systems oferecendo produtos de TI como Servidores e Storages, a Hitachi Ar-Condicionado com sistemas de refrigeração, A Hitachi Sistemas Médicos com equipamentos médicos, a Clarion com som automotivo e a Hitachi High-Technologies com serviços de trading. Além de parcerias para o fornecimento de produtos Hitachi através de representantes, produtos como projetores multimídia, impressoras industriais, ferramentas elétricas, mídias (marca Maxell) e hard disk drives.