Até 2013, tráfego de vídeos crescerá 150%
O estudo Visual Networking Index, realizado pela Cisco, aponta que, em 2013, o vídeo responderá por aproximadamente 64% do tráfego da internet móvel em todo o mundo. O tráfego de vídeos móveis aumentará a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 150% entre 2008 e 2013. Os resultados do estudo refletem a tendência de consumidores utilizarem diferentes serviços, aplicativos e dispositivos, o que impulsionará o aumento no tráfego previsto na análise.
Outro ponto do estudo sinaliza que a evolução da internet móvel com o 4G vai diversificar ainda mais o modo como as pessoas acessam e usam a rede, exigindo um crescimento da largura de banda. O incremento do consumo de vídeo por meio de redes móveis forçará a migração para a quarta geração e junto com ela profundas mudanças no foco da indústria.
A análise aponta previsões para a internet móvel entre 2008 e 2013 e estabelece que o tráfego global móvel aumentará 66 vezes entre 2008 e 2013, ultrapassando os dois exabytes por mês em 2013.Segundo a análise, dispositivos manuais de banda larga móvel com velocidades maiores que 3G e placas de dados ou laptop responderão por mais de 80% do tráfego global médio até 2013.A América Latina terá o crescimento móvel mais sólido, a uma CAGR de 166%, seguida da região Ásia-Pacífico com 146%, que concentrará um terço de todo tráfego de dados móveis até 2013.
Leia o estudo na íntegra em inglês: Visual Networking Index