Querem acabar com o PDF?
O analista da Sophos Paul Baccus realizou uma pesquisa entre os participantes da Virus Bulletin 2010, uma convenção que reuniu 600 especialistas de segurança de todo o mundo e que foi realizada este ano em Vancouver, no Canadá. O objetivo da enquete era avaliar qual seria o futuro do Adobe PDF. E aproximadamente 97% dos experts votaram por abolir este formato e substituí-lo por um padrão de arquivo mais seguro.
A pesquisa não tem caráter oficial, mas ela denota o pensamento e os temores que o formato da Adobe tem gerado entre os especialistas. Isso porque, devido a sua presença maciça na Internet, o PDF é alvo de criminosos virtuais há anos, e tem sido usado para golpes cada vez mais sofisticados e de difícil detecção.
Os especialistas estão de tal forma preocupados com o PDF que a Adobe chegou a ser comparada com a Microsoft no que tange aos problemas de segurança gerados por seu programas. Como a fabricante do W
indows tem forte presença de mercado com vários de seus produtos, ela teve de criar um sistema de atualizações de segurança mensal, o que tornou os aplicativos mais confiáveis contra hackers. Com isso, eles tiveram de buscar outros softwares para usar seus golpes e acabaram por mirar o PDF, devido a sua grande popularidade.
Não é mais fácil cuidar da segurança?