Proteste recomenda netbooks apenas para "uso esporádico"

A PROTESTE – Associação de Consumidores analisou as cinco marcas de netbooks mais vendidas no mercado e constatou que o produto só é “vantajoso para uso em viagens  e  reuniões externas.” Para o teste foram analisados critérios como  facilidade de uso, duração de bateria, compatibilidade com sistemas operacionais, como Windows e Linux, versatilidade  e qualidade do Wi-Fi.  A associação testou as entradas e saídas que os aparelhos trazem e, ainda, se possuíam Bluetooh. As marcas avaliadas foram: LG, Lenovo, Asus, HP e Samsung.

[photoframe folder=wp-content/blogs.dir/38/files/suc-1429726519 filename='samsung-netbook.jpg' size=large desc='Netbooks - apenas para uso esporádico?' align=center]

Em relação à velocidade de conexão o desempenho é bastante diferente. A placa do netbook da Lenovo tem velocidade máxima de 36 Mbps, enquanto Asus e LG conectam-se ao máximo 54 Mbps e Hp a 48 Mbps.  O alcance da conexão Wi-Fi também é diferente. A 30 metros de distância do ponto de acesso, com uma barreira de vidro, LG ainda recebia 20% de sinal enquanto a Asus só recebia 2%. A 45 metros nenhum se conecta mais. E os aparelhos não conseguem se conectar mais quando há obstáculos de concreto entre eles e o ponto de acesso.

Quanto a autonomia das baterias, a LG foi a única com seis células, o que assegura” melhor desempenho.” Ela resiste a 5h30 quando carregada com o computador em uso. Quando o aparelho é carregado desligado a autonomia cai para 4h. As baterias dos outros aparelhos, segundo o teste,  resistem em média, 2h30 quando carregadas em uso e 2h quando carregados desligados. Para a Proteste os netbooks ainda são bem lentos para compactar e copiar arquivos. De acordo com o teste “levou-se, em média,  quase um minuto para que 500 MB fossem copiados  de um pen drive para o HD dos aparelhos. E 20 minutos para que os aparelhos recebessem um arquivo de 1GB por WiFi.”

Marca Dell excluída do teste!

A PROTESTE excluiu do teste o netbook Dell porque o aparelho já era usado.  Levou 30 dias para ser entregue e já estava configurado e com arquivos salvos. Segundo a associação de consumidores, “como não havia tempo para comprar e receber outro aparelho e ainda assim testá-lo a marca foi excluída do teste.” Ainda de acordo com a Proteste, Lenovo e LG “são mais versáteis porque também compartilham arquivos via Bluetooth com outros aparelhos  que tenham a mesma tecnologia.”

O teste completo está acessível apenas para associados no site  www.proteste.org.br

Visited 1 times, 1 visit(s) today

Redação Geral

Você e sua moto! Nós amamos motos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *