SAP vai adaptar software de gestão para o Blackberry
A Research in Motion está trabalhando com a SAP para desenvolver software de administração de vendas e outros programas de gestão para o Blackberry, em um esforço para expandir o uso do aparelho para além dos serviços de e-mail e telefonia.
Os primeiros programas foram projetados para ajudar empresas a enviar informações de vendas a seus funcionários em tempo real, e para fornecer aos funcionários ferramentas que lhes permitam aproveitar essas informações, anunciaram as duas empresas na sexta-feira. O software estará disponível dentro de algumas semanas.
A SAP, maior produtora mundial de software de negócios, criou o sistema de relacionamento com clientes (CRM), e os engenheiros da RIM desenvolveram ferramentas que permitem sua plena integração ao sistema de e-mail, banco de dados de contatos e outros programas do Blackberry.
O aparelho da RIM concorre com o Palm Treo e com celulares inteligentes que empregam software da Microsoft . Seu mais recente rival, o iPhone, da Apple, está começando a ganhar popularidade entre os usuários empresariais.
Muitas empresas, entre as quais a SAP, já alteram seus programas de negócios para que funcionem em aparelhos móveis, mas Jim Balsillie, co-presidente executivo da RIM, disse que esse tipo de software jamais esteve tão estreitamente integrado ao aparelho e rede Blackberry.
“A pessoa pode literalmente fazer o seu trabalho no Blackberry, sem ter de alternar entre ele e o laptop”, disse o executivo em entrevista coletiva telefônica.
Ele afirmou que a RIM trabalhará com a SAP para desenvolver outras espécies de programas de negócios, além do CRM, para o Blackberry. Balsillie também deixou a porta aberta a produtores de software para o co-desenvolvimento de produtos estreitamente integrados à plataforma Blackberry.
“Exclusividade não ajudaria nenhuma das duas empresas, porque ela só serve para limitar os benefícios para os consumidores”, disse Balsillie.