Fortaleza tem seu site de compras coletivas: é o 'acumaé'
A febre dos sites de compras se propagou a ponto de a capital cearense contar com iniciativas nascidas no próprio Estado. É o caso do “Acumaé” (http://www.acumae.com.br), site de compras coletivas que, já a partir de seu nome, foca em traços do linguajar e da cultura cearense para atrair os cliques dos internautas da terra.
Procurando incorporar o foco regional não somente na interface do site – que utiliza termos bem corriqueiros no linguajar dos cearenses – o Acumaé tem como objetivo levar as ofertas de descontos não só para Fortaleza – coisa que muitos concorrentes nacionais já fazem -, mas estender esse modelo de negócios para cidades vizinhas, como Maracanaú, Caucaia e Maranguape. “Queremos desmitificar a ideia de que só há serviço bom na Aldeota”, argumenta o idealizador do Acumaé, o analista de sistemas Fábio Alan Urbano Valente em matéria publicada pelo Diario do Nordeste – Technoguia.
Fábio cita como exemplo a primeira promoção divulgada no site, que envolveu a parceria com uma pizzaria que organiza shows de humor na Maraponga. A oferta atraiu 161 compradores, uma quantidade acima da expectativa do criador do site. “Houve uma receptividade acima do esperado”, diz Valente, que já contabiliza 1.460 usuários cadastrados no site, poucas semanas depois de sua estreia na web, que se deu no último dia 20.
Para garantir a qualidade dos produtos e a satisfação do cliente, o site conta com uma equipe que avalia toda oferta, antes de ir ao ar. “Todos os estabelecimentos são avaliados e visitados pessoalmente. Todas as ofertas são cuidadosamente analisadas, utilizando critérios como preço, utilidade, etc. Isso evita a banalização de ofertas, garantindo a qualidade”, garante Fábio Valente.
Para a manutenção do negócio, o site cobra das empresas parceiras uma comissão de 30% sobre cada venda fechada através de seu serviço. Quem também sai ganhando é o internauta, que consegue adquirir produtos e serviços com descontos de até 90%.
Um levantamento realizado pelo site IDG Now! – com base nos registros do fórum online de reclamações Reclame Aqui – apontou 5,8 mil reclamações feitas contra cinco dos maiores sites de compras coletivas da internet brasileira. “Nos dias de hoje, prestar um atendimento excelente ao consumidor não é mais um diferencial; é regra para qualquer empreendedor”, analisa.