Quadriciclo BRAVAX BVX 250 ATN – Primeiras Impressões
Quadriciclo é sinônimo de produto caro e perigoso, tanto é que todos trazem ‘alertas’ de possibilidade de acidente com ferimentos graves inclusive com risco de morte. Não é à toa que a maioria vem com cilindrada superior a 400 e custando acima de 35 mil reais.
Mas para quem não deseja correr, nem uma potencia elevada demais e prefere apenas para passeios e utilização como um pequeno utilitário para campo ou praia, a Bravax, importadora sediada em Recife (PE) está trazendo ao Brasil um quadriciclo que encaixa bem no bolso e no gosto do brasileiro e com potencia suficiente para realizar bons passeios por vários tipos de terreno.
O Bravax BVX 250 è um quadriciclo (ATV) de 250cc, 4×2, com transmissão via carda, cinco velocidades, marcha-ré e freios â disco na dianteira e traseira. O que impressiona neste pequeno quadriciclo é que ele não é tão pequeno assim. Apesar do motor de 250cc ele possui boa capacidade de carga. O destaque nele é o acabamento. Visualmente ele é muito bonito e com bom acabamento. Tive a oportunidade de desmontá-lo usando apenas o kit de ferramentas que vem com ele e para minha surpresa é possível realizar toda manutenção de emergência sem necessitar de ferramentas auxiliares.
O BVX 250 vem pronto para ser emplacado (vide galeria), o que permite circular nas ruas de cidades de interior sem problemas, pois já vem de fábrica com lanternas e faróis duplos, piscas, olhos-de-gato nas laterais, baú porta-treco na traseira, pisca-alerta, buzina, botão de alerta para sinalização de luz via faróis e suporte de placa na traseira. Tem ainda tomada tipo isqueiro 12 v, partida elétrica e manual, acelerador tipo borboleta e freio de mão.
Além disso, o banco é bem confortável e a suspensão não deixa você sofrer muito quando esta rodando com ele. Na dianteira a suspensão é dupla e independente com amortecedores revestidos com molas espirais e na traseira o conjunto de transmissão e freios e balanças suportadas por um amortecedor monochoque. As rodas de liga leve dão um charme todo especial ao quadriciclo deixando-o mais bonito chamando a atenção por onde passa.
O BVX 250 traz ainda suporte para levar bagagem na dianteira e traseira com capacidade de carga de 30 kg e 45 kg, respectivamente e o porta-treco de 5 kg. A capacidade total de carga é de 165 kg, incluindo acessórios instalados.
A autonomia dele é boa na razão de 18 km por litro. Mas essa economia tem um preço. Um carburador que entregue uma mistura mais rica seria interessante. No teste de subida de duna e em terreno arenoso com carga máxima de peso ele subiu dentro do esperado para um motor de 250cc.
Não é um quadriciclo (ATV) feito para manobras radicais, mas serve muito bem para divertir-se e mesmo para ajudar no trabalho no sítio, fazenda etc. Outro ponto interessante nele é a relação custo-benefício. Todo o conjunto vem com preço sugerido de 14.500 reais que podem ser pagos em até 12 vezes sem juros e sem entrada através do cartão de credito.