Victory Motorcycles, prepara o protótipo Project 156
A norte-americana controlada pela Polaris, Victory Motorcycles, prepara o protótipo Project 156 para competir no Pike’s Peak International Hill Climb. O modelo foi construído em uma parceria entre a marca e o designer Roland Sands. Será pilotada por Don Canet, um dos pilotos de prova da revista norte-americana sobre motociclismo Cycle World.
O protótipo, de acordo com a Victory, recebeu o nome Project 156 em homenagem às 156 curvas da Pike’s Peak. É uma moto de corrida feita à mão por Sands que montou pessoalmente o quadro que recebeu um motor experimental desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento da Victory, no estado de Minnesota.
De acordo com a fábrica, o motor tem “corpos de admissão com 67mm de diâmetro para obter binário e potência máximos, e ainda uma distribuição especial equipada com válvulas de titânio para garantirem fiabilidade e regimes elevados”.
Entenda a competição
A Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC) acontece desde 1916 no Pico Pikes, localizado no Colorado, nos EUA. Também conhecida como The Race to the clouds (A corrida das nuvens) reúne automóveis, caminhões, quadriciclos e motocicletas, novos e antigos, em competições distintas que percorrem 19,99 km. Os pilotos abrem a prova a 2.860 metros de altitude e sobem 1.440 metros até o topo da montanha, a 4.300 metros do nível do solo, com inclinação média de 7%.
A corrida pertence ao calendário internacional de competições da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Era disputada em percursos alternados de terra e asfalto. Desde 2011 acontece somente em asfalto. A média atual de competidores é de 150 em todas as modalidades.