iSpupli reduz previsão de crescimento de chips.
A empresa de pesquisa do setor de tecnologia iSuppli reduziu nesta segunda-feira sua previsão para crescimento do setor de chips de memória nand, usados em tocadores digitais de músicas e câmeras, de 27 para 9 por cento.
“O grande fator por trás dessa redução é o gasto mais fraco do consumidor”, explicou o analista de chips de memória da iSuppli, Nam Hyung Kim, em comunicado.
A empresa agora espera que o mercado atinja 15,2 bilhões de dólares este ano, contra previsão anterior de 17,9 bilhões de dólares.
“Memória flash nand é usada maciçamente em eletrônicos de consumo –incluindo tocadores de MP3, drives USB e câmeras digitais– que dependem das vendas no varejo”, apontou.
“O crescimento com gastos nesses itens deve se reduzir em 2008 contra 2007 devido à crise de hipotecas de alto risco e seu impacto colateral nas economias e consumidores pelo mundo”.
A iSuppli coloca que a Apple, fabricante do iPod, reduziu sua previsão de crescimento de pedidos para 2008 e se referiu a relatórios de mídia afirmando que a Apple não deu início ao seus pedidos em larga escala para fornecedores de nand este ano, contrastando com grandes compras em 2007.
A iSuppli citou ainda um alerta de enfraquecimento do preço de memórias da Intel, maior fabricante mundial de processadores, como um dos motivos para redução de previsão.
A iSuppli ainda prevê que o preço por megabyte caia 13 por cento neste trimestre, mais lentamente que a queda de 36 por cento no trimestre anterior, à medida que os fabricantes de eletrônicos usam os preços baixos para repor seus estoques.
A Toshiba afirmou no mês passado que esperava que o preço dos chips de memória nand caíssem 35 por cento entre janeiro e março ante trimestre anterior, e entre 40 e 50 por cento no ano a partir de 1o de abril.