SC (Spirit Charger) 01, o novo turbo propulsor da Kawasaki
A Kawasaki apresentou, no Salão de Tóquio deste ano, o conceito de sua nova geração de seu motor turbo. Batizado de SC (Spirit Charger) 01, o propulsor é o avanço da tecnologia utilizada na produção dos modelos H2 e H2R supercharged. Poucos detalhes técnicos foram apresentados pela Kawasaki no Salão ou mesmo quando a protótipo pode entrar em produção.
Um dos principais detalhes técnicos apresentados é justamente o turbocompressor que pode ser denominado de “supercharged 2.0”. O funcionamento é o mesmo do supercharged utilizado nos modelos já em produção H2 e H2R, este somente para pistas. A diferença, segundo a montadora, é que o 2.0 pode apresentar as mesmas características de potência da H2 mas com menor consumo de combustível.
Outra característica própria do conceito é o design denominado Rideology. A primeira imagem do modelo mostra a tendência de mescla de linha futuristas com características retrô. A Kawasaki não antecipou, mas especula-se que quando chegar ao mercado, a SC (Spirit Charger) 01 deva ter motor com potência em torno de 1000 cc e com mais de 200 cv.
O protótipo foi descrito pela marca como “apenas uma das direções fascinantes da equipe de design da Kawasaki que considera a linha de indução forçada com linhas suaves e materiais luxuosos, escolhidos pela abordagem do desempenho para definir uma máquina apropriada para o uso diário e longas viagens com conforto”.