Yamaha XJR 1300 Guerrilla Four – Motonline
O projeto Yard Built da Yamaha (Oficina de Construção) oferece os modelos de motos mais representativas da marca a oficinas especializadas em customização de todo o mundo para que seus artistas construam livremente versões que eles mesmo imaginam para estas máquinas. Algumas delas mostramos aqui no Motonline, como a V-Max, a XSR 700 (sobre a MT-07), a Midnight Star e agora daXJR 1300.
Todas estas motos estarão presentes num festival que começa nesta semana (de 4 a 7 de setembro) – Glemseck 101 – na Alemanha, que acontece sempre no final do verão na Europa, quando a Yamaha aproveita para mostrar novidades do projeto Yard Built e de outras casas de customização. Desta vez a grande novidade é a nova criação da Rough Craft, de Taiwan, que estréia no projeto em colaboração com a Yamaha com seu “artista” Winton Yeh que viajou na XJR 1300.
No festival de Glemseck a Yamaha premiará os melhores trabalhos do Projeto Yard Built, que foram escolhidos por mais de 10 mil aficcionados pelo tema da customização em todo o mundo e votaram nas 41 melhores criações. Destas, 4 foram escolhidas as melhores, uma dentro de cada categoria: XJR1300, XV950, VMAX y SR400. Estas criações serão exibidas em Glemseck. No festival a Yamaha também vai lançar seu App My Garage, que permite ao usuário criar sua própria moto customizada dentro da gama de motos Sport Heritage de Yamaha.
Esta XJR 1300 Guerrilla Four, criação do taiwanes Winston Yeh, da oficina Rough Craft, é bem original e ele conseguiu dar personalidade para sua criação. “A XJR 1300 é uma moto bem clássica e sem alterar nada estrutural da moto, pude dar um toque especial a ela e acredito que isso inspira muitos outros motociclistas que querem uma moto única para si”, fala Winton. Depois de ter desenhado a moto que queria fazer, Winton trabaha com outros “fabricantes” que fazem peças sob medida e que fazem uso de técnicas artesanais e ferramentas antigas para a construção. “O resultado reflete exatamente o que é o princípio de minha oficina: Hand made in Taiwan”, confessou.
Entre as modificações na moto estão a substituição da suspensão dianteira pela da V-MAX com a redução do curso para 100 mm, a eliminação completa dos instrumentos do painel, deixando-o mais clean, a substituição das rodas e dos pneus e o tubo do escapamento, substituído por um construído especialmente para a moto. A pintura foi realizada em casa e as outras peças de acabamento foram anodizadas e cromadas por uma artista local, cuja oficina de pintura tem o sugestivo nome de OneHandMade. A moto realmente deu à moto a identidade da Rough Crafts. Yeh utilizou pedaleiras, manetes e punhos Fin Style, para dar um toque de simplicidade ao conjunto, colocou freios ISR com acabamento em preto e fabricou seu próprio tanque de combustível, mais estreito e com uma tampa exclusivíssima.
Fonte: Yamaha Europe