Como montar uma empresa de serviços de motoboy
As possibilidades para uma empresa de serviços de motoboy são ilimitadas, pois muitos negócios funcionam com serviços de entrega ou necessitam receber pequenas mercadorias ou documentos.
Essas empresas, por sua vez, se tornarão clientes das empresas de motoboys, e isso abre um campo amplo de atuação para empresas de serviços de motoboys.
Para montar uma empresa de serviços de motoboy, primeiro o empresário deverá estabelecer através de pesquisas de mercado ou consultoria qual o melhor setor de atuação, se prestação de serviços para entrega, se serviços de mototáxi, ou serviços especializados apenas para entrega de documentos, etc.
O sucesso do negócio deve-se ao trânsito das cidades grandes e a rapidez que os motoboys podem servir seus clientes, o que torna o ramo um diferencial.
Mercado
Os serviços de motoboy abrangem diversos ramos de trabalho podendo servir 24h, entrega de mercadorias e entregas para consumidores finais, enfim cada empresa cria seu diferencial e delimita os serviços oferecidos.
Para atender melhor, com mais eficiência e confiabilidade, as empresas devem delimitar seus serviços e atender somente o que for de competência já descrita pela empresa, ou seja, empresas que fazem serviços de entrega de documentos dificilmente entregarão mercadorias, ou se o fizer deverá separar a equipe em departamentos, pois muitas vezes as entregas de documentos possuem natureza confidencial e um alto valor financeiro.
Concorrência de uma empresa de serviços de motoboy
A concorrência é acirrada nas grandes cidades e até nas cidades de médio porte, onde os serviços de motoboy já se popularizaram e cada empresa quer atender melhor, com maior número de motoboys, com algum serviço diferenciado.
Portanto, para fazer parte do ramo divulgue seus serviços com suas vantagens e crie um diferencial que chame a atenção dos clientes. Por exemplo, se o público-alvo da empresa está em centros financeiros alerte sobre as vantagens de o serviço ser rápido e seguro.
O diferencial pode estar relacionado aos horários de atendimento que se estendem até de madrugada ou ainda de atender em varias regiões de uma cidade ou vários estados, etc.
O importante é que o empresário crie diferencial seja nos serviços, atendimento ou até condições de pagamento, pois está diante de um ramo em constante crescimento e, portanto constante concorrência.
Clientes de uma empresa de motoboys
Fidelize o cliente, criando um programa de pagamento mensal, contratos e outros mecanismos, mas lembre-se de que o que determinará a escolha do cliente com certeza será a qualidade do serviço prestado.
Os clientes serão empresas do ramo comercial, industrial, de alimentos, farmácias, profissionais autônomos e até pessoas físicas. Uma dica é escolher o cliente que melhor se adequará aos serviços prestados pela empresa, ou seja, pelo ponto forte, por exemplo, se o ponto forte da empresa é rapidez atenda clientes como farmácias,pizzarias, locadoras e etc.
Dicas do negócio
Divulgação é a palavra de ordem para uma empresa de motoboy: o importante é aparecer, portanto esteja nos outdoors, listas telefônicas, no rádio e internet. Na internet esteja sempre em buscadores e listas telefônicas virtuais, se a empresa não contar com um site, mencione nos anúncios coletivos da internet um resumo sobre os serviços oferecidos com telefone e e-mail.
Pessoal
O pessoal para compor a equipe de motoboys deverá ser treinado quanto a procedimentos de segurança, uniformizados, com carteira de habilitação. No recrutamento é necessário um cuidado para contratar pessoal com características necessárias para o sucesso do ramo, como pontualidade, responsabilidade, bom humor, espírito jovem e força de vontade.
Empresas de mototáxi
As empresas de mototáxi têm uma fatia do mercado de empresas de motoboy, pois o serviço se tornou habitual mesmo em cidades pequenas, pela rapidez e tarifa mais barata.
O serviço surgiu em cidades do Oriente como China e outras regiões populosas, em que o trânsito de carros e ônibus se torna inviável.
Porém, é um negócio arriscado, já que o risco é com acidentes envolvendo passageiros, o que fará com que o empresário redobre a atenção com a segurança do passageiro. Mas se com todas as fragilidades que envolvem o serviço de mototáxi ainda assim o empresário prosseguir, com certeza terá sucesso se seguir algumas normas:
- Formalização: além de formalizar a empresa, os profissionais deverão também adotar algumas normas como usar colete colorido e identificador.
- Segurança: a segurança deve ser palavra-chave para o mototáxi, certifique-se que o passageiro usará sempre o capacete e não admita transporte de mulheres com crianças e evite transportar grávidas. Lembre-se de que a responsabilidade por acidentes será do proprietário do mototáxi.
A desvantagem é que o negócio possui varias restrições e ainda não há legislação específica para o ramo, portanto, os empresários se tornam vulneráveis judicialmente.
Localização de uma empresa de serviços de motoboy
Algumas empresas de motoboys se situam estrategicamente em centros financeiros a fim de atenderem a clientela em assuntos administrativos que necessitam de entregas ou recebimentos ou ainda próximas a centros comerciais com restaurantes, pizzarias e outros.
A localização escolhida poderá ser próximo às farmácias e outros negócios relacionados com os serviços de uma empresa de motoboys.
Estrutura
A estrutura é simples com espaço para acomodação de motos, outra para acomodação dos motoboys com televisores, máquinas de refrigerantes ou refeitório, de acordo com a gestão de pessoal exercida pela empresa, pois muitas empresas possuem refeitório ao invés de auxílio alimentação, fica a critério da empresa o que será mais vantajoso para ambos.
No fundo poderá funcionar o escritório em que são atendidos os clientes e que deverá estar próximo aos motoboys, além de mais um escritório de departamento pessoal e recursos humanos para assuntos que deverão ser tratados em escritório próprio e distante de clientes.
A estrutura poderá contar também com uma sala em que serão realizadas as reuniões, treinamentos, confraternizações e outros.
Concluindo, para montar uma empresa de motoboys é preciso disposição, garra, força de vontade, espírito de equipe e integração, para que essa característica seja disseminada entre os colaboradores e ainda atenção aos requisitos e legislação para atuar no ramo com tranquilidade e sucesso.
Fonte: NOVONEGOCIO