Pirelli lança o PZero!
Mais uma vez, a Pirelli conta com o “Zero” para consolidar sua liderança mundial no segmento prestige e alavancar sua presença na categoria premium. Por isso, é apropriado que, 30 anos após o lançamento do primeiro P Zero, a Pirelli lance agora a mais recente versão do pneu que fez história em todas suas variantes: do P Zero System ao Rosso, obviamente não se esquecendo do Nero, do Corsa e do próprio P Zero, lançado em 2007. O objetivo é atender à crescente demanda por performance, confiabilidade e segurança, além de reforçar a estratégia de “Perfect Fit” da Pirelli, que significa um pneu feito sob medida para cada modelo de carro.
Tecnologia extrema para pneus sob medida
O P Zero representa a mais avançada tecnologia da renomada divisão de pesquisas da Pirelli, que integra uma multiplicidade de soluções técnicas dos engenheiros da empresa italiana, em estreita colaboração com seus pares dos maiores fabricantes de carros do mundo. Ao aliar tecnologia, processos e materiais avançados com demandas específicas de cada novo carro durante a fase de design, a Pirelli é capaz de fornecer pneus sob medida para cada modelo, individualmente.
O novo P Zero é o pneu com a melhor performance atualmente no mercado, bem como o mais confiável no que se refere a lidar com a potência extrema dos supercarros modernos. Isso se deve aos compostos da camada interior, que melhoram a dirigibilidade e a resistência ao rolamento; a polímeros inovadores com avançadas propriedades mecânicas, que otimizam a performance tanto em pisos secos como molhados; além de um inovador padrão de banda de rodagem com sulcos longitudinais mais profundos, para expulsar mais água.
Cinta F1, inspirada nas corridas para uma dirigibilidade no estilo da Fórmula 1
A principal característica do novo P Zero é sua capacidade de garantir máxima estabilidade mesmo em altas velocidades, exatamente como os pneus equivalentes da Fórmula 1 funcionam no ápice do automobilismo. A tecnologia da Cinta F1 que integra o novo P Zero deriva diretamente da Fórmula 1, utilizando um composto especialmente rígido na área da cinta, que permite uma resposta mais rápida e precisa da direção, evitando qualquer perda inesperada de aderência lateral. Essa é uma característica que distingue o P Zero de muitos de seus competidores. A tecnologia da Cinta F1 faz com que as forças que agem na cinta e na lateral sejam distribuídas mais uniformemente, o que consequentemente reduz qualquer perda de performance e também aumenta a integridade da estrutura quando sujeita à altas cargas e velocidades.
Como resultado, o comportamento do pneu é mais linear e previsível, fazendo com que o limite de performance seja atingido de forma gradual. Isso permite que o motorista tenha liberdade para desfrutar de todo o prazer da performance esportiva em completa segurança.
Perfil de gama estendido: desgaste mais uniforme e performance superior ao longo da vida do pneu
O P Zero inova também no que se refere a durabilidade, não apenas com um longo ciclo de vida para o pneu, mas também com uma performance mais consistente ao longo de todo o ciclo de vida. Ao deixar a superfície de contato com o solo mais plana, graças ao perfil de gama estendido, os engenheiros da Pirelli puderam fazer com que o desgaste ficasse mais regular, o que estende a vida útil do pneu, proporcionando economia para o motorista.
Segurança completa, mesmo em pista molhada
O aumento dos sulcos na banda de rodagem, bem como canais mais profundos e largos na superfície, aprimoram a performance em aquaplanagem lateral, aumentando em 10% a capacidade de expulsão de água. Isso tudo permite frenagens mais seguras e estáveis em pistas molhadas.
O pneu silencioso
O design específico da banda de rodagem também foi concebido para reduzir o ruído percebido na cabine, melhorando o conforto ao dirigir. A forma com que os sulcos transversais são dispostos, deliberadamente fora de ordem, interrompe o ruído gerado pela percussão do ar, distribuindo o som em diferentes frequências, minimizando o volume.
Resistência ao rolamento reduzida em 15%
A combinação de novas técnicas de modelagem, que otimizam o perfil do molde, em conjunto com uma redução no peso e a introdução de materiais com altos índices de sílica (mais de 80%), levaram a uma redução de 15% na resistência ao rolamento. Isso traz benefícios no que se refere a economia de combustível.
Nascido com seu próprio portfólio
O novo P Zero chega ao mercado com um portfólio de 60 homologações. Isso reforça seu status de herdeiro legítimo de uma famosa família que soma atualmente 800 homologações (mil no total, incluindo carros que não são mais produzidos). Os pneus da Pirelli equipam um de cada dois carros do segmento prestigie licenciados a cada dia em todo o mundo. Carros de sonho como a Lamborghini Centenario, a Ferrari GTC4 Lusso, a Mercedes GT AMG e o Porsche Boxster já vêm equipados com o novo P Zero, que foi criado com um determinado número de versões direcionadas para atender aos requisitos técnicos e características únicas de cada carro.
Três modelos, apenas um nome
O P Zero tem apenas um nome, mas é produzido em três variantes técnicas individuais, com diferentes aplicações e níveis de performance, cada um designado para um tipo específico de carro. Para modelos mais esportivo, o padrão da banda de rodagem é menos esculpido, para favorecer mais dinâmica e uma performance esportiva. O segundo padrão é mais apropriado aos sedans, graças ao ombro externo com sulcos mais profundos e desenhado para melhor absorver cada impacto com a pista, proporcionando mais conforto, fator importante neste segmento. Finalmente, o terceiro design é bem mais agressivo, se aproximando dos pneus slick vistos no automobilismo, criado para o novo P Zero Corsa. Assim, cada tipo de carro tem seu próprio tipo especial de P Zero, coração da estratégia “Perfect Fit” da Pirelli.
Em 1987, a introdução do primeiro pneu de rua de 17 polegadas pela Pirelli, foi visto como uma inovação. Hoje, a gama vai até as 22 polegadas, para lidar com requisitos cada vez maiores de performance. Mesmo dentro dessa gama, a oferta é ainda maior e mais específica, com pneus de verão, de inverno e para todas as estações também disponíveis como parte da linha da Pirelli. E isso sem contar as muitas tecnologias incorporadas nesses pneus, do Run Flat ao Seal Inside, bem como o PNCS (Pirelli Noise Cancelling System), tecnologia introduzida pela Pirelli para reduzir ruídos no interior do veículo.
Há também cada vez mais materiais alternativos, objetos de pesquisas ininterruptas, de grãos de arroz ao guaiúle. Além disso, há diferentes padrões de banda de rodagem, cada um projetado para complementar as características únicas de cada modelo. Finalmente, há os pneus de marca, que denotam cada pneu que foi desenvolvido especificamente para um carro em particular.
Pneus de marca
Personalização e gestão sob medida das complexidades específicas apresentadas por diferentes estilos de direção são os pilares da filosofia da Pirelli. Isso fez da empresa a líder mundial em homologações de equipamentos originais, especialmente nos segmentos premium e prestige, com uma notável vantagem frente aos outros competidores.
É claro que atingir esses recordes leva tempo, ao menos de dois a três anos para os engenheiros da Pirelli desenvolverem um único produto que seja perfeitamente adequado ao carro para o qual ele foi projetado, em estreita colaboração com os engenheiros de cada montadora. É assim que nasce um pneu de marca, a única maneira de um carro expressar todo o seu potencial. E é assim, também, que o P Zero foi criado, a síntese perfeita da estratégia “Perfect Fit” da Pirelli. A família P Zero conta agora com 11 produtos.
Não é exagero dizer que a gama da Pirelli para carros de alta e extrema performance é incomparável, servindo como ponto de referência não apenas para a empresa italiana, mas também para as indústrias de pneus como um todo.
P Zero: uma história em números
A origem, as características e o destino do novo P Zero podem ser resumidos em alguns números significativos.
Obviamente, tudo começa com o zero, posicionado ao longo do famoso “P” da Pirelli. O nome P Zero nasceu por acidente, mas se tornou uma marca icônica. P Zero na verdade significa “projeto zero”, porque os engenheiros da empresa estavam indecisos na época sobre como chamar o novo pneu para esporte a motor, originalmente desenvolvido para o destemido carro de rally Lancia Delta S4. Isso foi em 1986, exatamente há 30 anos.
No ano seguinte, o P Zero fez sua estreia na rua com a Ferrari F40, o primeiro de uma série de projetos para desenvolver pneus sob medida para diversos carros de alta performance ao longo das décadas, com tanto os carros, como os pneus, evoluindo constantemente. A escala desse desenvolvimento sem fim pode ser resumida em um surpreendente número: 302. Essa é a diferença de potência (cv) entre a F40 de 1987 e a atual geração de supercarros. Esse aumento não significa apenas mais potência, mas também uma maior necessidade de segurança, com todas as versões do P Zero garantindo que os carros para os quais eles foram projetados fiquem colados no chão em qualquer condição. Por causa disso, o P Zero se tornou um ponto de referência para as montadoras de mais prestígio no mundo, que o escolheram como equipamento original mil vezes. À essas mil homologações, outras sessenta foram acrescentadas pelo novo P Zero.
Enquanto isso, a marca se tornou um símbolo no mundo automotivo. Fale sobre o P Zero e você terá um retrato vívido do panorama automotivo ao longo dos últimos anos. O P Zero também esteve intimamente associado a estrelas e celebridades que emprestaram seus nomes para campanhas icônicas que fizeram história na publicidade. E claro, o P Zero também exprime o espetáculo mundial da Fórmula 1, com o nome exaltado em todos os pneus slick da categoria em um caleidoscópio de cores. Eles também simbolizam a gama de 11 produtos para as ruas, englobando um amplo leque de diferentes condições de uso, veículos, estilos de direção e regiões geográficas.
Não é surpresa então que o duradouro nome do último produto da Pirelli permaneça P Zero. É igualmente apropriado que a Pirelli tenha escolhido o circuito do Estoril, em Portugal, a antiga casa do Grande Prêmio deste país, para sua estreia mundial. O novo produto de alta performance da empresa deriva diretamente da avançada experiência em esporte a motor, agora cuidadosamente adaptada às necessidades do motorista do dia a dia.