BMW apresenta projeto de moto com soluções que a impedem de tombar
A BMW revelou seu conceito para motocicletas do futuro, a BMW Motorrad Vision Next 100. O veículo está exposto, no “Iconic Impulses: The BMW Group Future Experience” (“Impulsos Incônicos: A Experiência Futurista do BMW Group”), em Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, a moto tem soluções que a impedem de tombar. Sensores que detectam perigos ao redor da moto para impedir acidentes também possibilitam ao piloto não utilizar equipamentos de segurança a não ser óculos de proteção para os olhos.
“Os sistemas não só antecipam as situações de perigo como alertam o condutor sobre a necessidade de intervir, como podem também atuar para proteger mesmo durante o deslocamento“, informa a montadora no comunicado de apresentação do projeto.
Daqui a décadas, para onde mira o projeto, o motor continuará sendo ao estilo boxer, mas elétrico. Elementos da carroceria, como assento, parte superior do chassi e os para-lamas são feitos de carbono. Os pneus teriam capacidade de se adaptar ao solo.
A BMW também imagina que no futuro o traje para pilotagem será interativo. O Rider Equipment BMW Motorrad Vision Next 100 tem design clássico, em preto e branco, e, já que a moto não cai, serviria somente para proteger o piloto do frio ou calor. Em velocidades mais altas, a região da nuca do vestuário infla de forma ágil e desprende o ar em toda a parte de trás do traje, aumentando o conforto. As variadas aberturas oferecem uma ventilação adicional.
Os óculos de proteção do futuro seriam também “acompanhante digital” do piloto. “Além de providenciar proteção contra o vento, ele mostra informações relevantes em uma das quatro áreas voltadas para isso. Isso é controlado pelo movimento do olho do piloto: olhando para cima ou para baixo muda o conteúdo que aparece, e olhar para frente desliga a informação, deixando que o piloto foque na experiência de dirigir. A informação só é mostrada no visor se solicitada, ou para alertá-lo caso uma ação seja necessária”, informa a montadora.
“A motocicleta tem toda a informação conectada de seus arredores e uma parte do sistema inteligente trabalhando ao seu redor, então ela sabe exatamente o que está à sua frente. Por coletar as informações que recolheu, ela pode sugerir as faixas ideais e melhores ângulos, ou alertar os pilotos para perigos à frente ”, diz Holger Hampf, Head de Experiência do Usuário do BMW Group.
Ao sugerir faixas e ângulos, o acompanhante digital aparece no baixo da tela de visão, representado por um triângulo invertido, do qual saem duas linhas horizontais. Esta representação é similar à de uma cabine de avião: mostra tanto a inclinação quanto a faixa ideal. O próprio piloto pode corrigir os desvios que aparecem, se necessário e, caso ele demore ou não corrija, a própria motocicleta fará a correção. Essas indicações permitem aos novos pilotos conhecerem melhor a si mesmos e as possibilidades de sua motocicleta. Por sua parte, os pilotos com experiência podem colocar-se à prova constantemente e melhorar suas habilidades.