Profissão de Analista de Sistemas pode virar a "OAB" da info
O Projeto de Lei número 607 de 2007, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Analista de Sistemas e suas correlatas, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Informática, recebeu relatório positivo na Comissão de Constituição e Justiça, com correções, recentemente publicado em 09/07/2009. O Projeto foi aprovado em março de 2008 na Comissão de Ciência e Tecnologia.
Segundo a proposta, teríamos uma espécie de “OAB” da Informática. Quem já trabalha na área deve começar a se preocupar, pois é preciso comprovar cinco anos de profissão na época da entrada em vigor da Lei, para permanecer com o emprego e a profissão. Gestão de Projetos de Sistemas de Informação, perícias, auditoria e ensino; ou seja:para muitas atividades, será necessário ser “Analista de Sistemas”, nos termos da Lei.
Algumas perguntas ainda estão com respostas incompletas. Por exemplo: Como ficam os pós-graduados ou mestres em Tecnologia da Informação, mas que não necessariamente se graduaram na área?
O que vai acontecer se aquele programador júnior que aprendeu a desenvolver no curso da esquina for pego fornecendo sistemas?
Teremos Analista só para assinar os projetos?
O direito de atuar com sistemas de informação deve ser restrito?
A palavra é sua.
Para saber mais: Projeto de Lei 607