Grow Biz afirma que empresas estão otimistas para 2010
A GrowBiz, entrevistou mais de 450 executivos dos mais diversos segmentos de mercado, para saber como vêem as oportunidades e ameaças para suas empresas em 2010. O resultado mostra que 2010 é positivamente esperado.
Para os entrevistados à taxa do dólar para o final de 2010 deverá estar estabilizada em torno de R$ 1,80 e a taxa de inflação acumulada no ano em torno de 5,3%. As apostas no crescimento do PIB para 2009 ficaram na média de 4,73%. Os maiores otimistas, são os executivos dos segmentos de Saúde, Construção, Alimentos e Bebidas. Por outro lado os pessimistas vem do Setor Público, do Terceiro Setor e do Varejo apesar de nos últimos meses, estarem crescendo a taxas bastante animadoras.
A expectativa dos entrevistados é de que suas empresas cresçam, em média, cerca de 27% em 2010. O pessoal da área de TI e Telecom espera crescer 30%, executivos de empresas de consultoria apostam em 28% e o povo do Varejo acredita em crescimento de pelo menos 25%. O pior desempenho deverá ficar com a área Agrícola e Setor Público, que terá um crescimento em 2010 de “apenas” cerca de 10%.
A maior ameaça, de acordo com a pesquisa, é exatamente a falta de mão de obra qualificada – tanto para execução, quanto para Marketing e Vendas. Outra ameaça percebida é a possível falta de capital para financiar o crescimento. O mercado crescerá mais rápido do que o fôlego financeiro das empresas, que correm o risco de perder parte da carteira de clientes para a concorrência.
O maior investimento das empresas entrevistadas será nas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Vendas. Investir mais em Marketing é coerente com estratégia de buscar novos clientes e novos mercados.
A recomendação da pesquisa é que se faça um bom planejamento, com uma boa engenharia financeira para saber quanto poderá investir e se estude alternativas de modelos de operações e modelos de expansão. As áreas de Marketing e Vendas devem ser reestruturadas para ganhar mais agilidade e melhorar o desempenho da empresa. Padronizar os processos será fundamental para ganhar escala. Então, mãos à obra.