Apagões de 2005 e 2007 no Brasil foram causados por hackers

A rede de televisão americana CBS afirmou hoje (09) que os apagões ocorridos em 2005 (Espírito Santo) e 2007(Rio de Janeiro) forma causados por hackers.Segundo a reportagem veiculada no programa “60 Minutes”, da mesma rede, o ataque foi feito contra os sistemas de controle da rede de fornecimento de energia.

Bastante semelhante ao que acontece na ficção retratada no filme ‘Duro de Matar 4’ o programa destacada que a fonte da informação seria uma investigação sobre a ameaça de ataques virtuais nos Estados Unidos (EUA). O governo não se pronunciou sobre o fato. O apagão de 2007 no Espírito Santo, deixou no escuro mais de três milhões de pessoas. Naquela época, para quem não se lembra o ‘seguro – apagão’,criado em fevereiro de 2002, cobria o custo de contratação de usinas termelétricas emergenciais instaladas no País para gerar energia em caso de risco de desabastecimento. O encargo era pago por todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional, menos os classificados como baixa renda.

Os americanos temem que os ataques saiam do enredo dos filmes e venham a acontecer no mundo real. O ex-chefe da inteligência americana Mike McConnell declarou ao “60 Minutes” que “caso um grupo de hackers consiga se infiltrar no sistema elétrico americano, os Estados Unidos não estarão preparados para enfrentar semelhante ataque”.

A preocupação dos americanos não é para menos que isso. Os sites da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Pentágono já foram alvo de hackers em 2009. As suspeitas, obviamente, caem sobre a Coréia do Norte, Iraque e Afeganistão.

Recentemente o sistema de telefonia de São Paulo ficou fora do ar por ação de hackers, segundo a operadora.

Visited 1 times, 1 visit(s) today

Redação Geral

Você e sua moto! Nós amamos motos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *