Apple reduz custos de componentes do iPod Nano
O novo player de música digital iPod Nano, da Apple, traz componentes mais baratos do que a versão anterior, afirmou a empresa de pesquisa iSuppli nesta quarta-feira.
Os custos de materiais para o iPod Nano são de 58,85 dólares pela versão de 4 gigabytes de memória flash e 82,85 dólares pelo modelos de 8 gigabytes de memória, segundo a iSuppli.
Os dois modelos, no varejo, saem por 149 e 199 dólares respectivamente, mas o relatório só mediu o custos dos componentes do iPod Nano, sem levar em conta custos como montagem, empacotamento ou pesquisa e desenvolvimento.
O custo total dos componentes para o Nano de 4 gigabytes é aproximadamente 19 por cento menor do que o da versão anterior, lançada no final de 2006, afirmou a iSuppli.
Os novos aparelhos, que chegaram ao mercado norte-americano no início de setembro, também apresentam componentes de diversos novos fornecedores, com destaque para a fabricante norte-americana de chips Micron Technology .
Outros novos fornecedores incluem a Intersil e a Synaptics . Os componentes da Cypress Semiconductor foram descartados, disse a iSuppli.
“Uma troca tão ampla de fornecedores é típica da Apple, que sempre muda entre seus parceiros para componentes. Ao que parece, com a Apple, nenhum fornecedor está a salvo”, pontua a iSuppli.
Ainda segundo a pesquisadora, a Apple continua a usar processadores de áudio e vídeo da Samsung . A iSuppli estima que a sejam vendidos 23 milhões de Nanos este ano e cerca de 28 milhões em 2008.