B2C – Empresas atrasam entregas e frustram Dia das Mães.
O Dia das Mães passou e muitas mães ficaram frustradas por não terem recebido seus mereceidos presentes. Não que esses filhos teriam sido pródigos, mas as empresas de B2C (Business-to-Consumer ou Business-to-Customer) que prometeram ENTREGA GARANTIDA não cumpriram os prazos. Hoje fiquei sabendo que muitos tiveram que dar desculpas às mães para as falhas cometidas pelas Americanas, Submarino, Shoptime entre outras.
Este parece ser um problema comum em datas festivas e que geram uma série de transtornos aos cientes. Para piorar ainda mais o serviço de atendimento ao consumidor continua do mesmo jeito-nenhuma solução e apenas a aplicação do velho e desgastante script.
Com a autorização do João Rego-programador do novo site do Fórum PCs – reproduzo abaixo, na íntegra ( ipsis litteris ) a conversa entre ele e o suporte do Submarino que não entregou o presente do Dia das Mães, apesar de informarem que a entrega seria “garantida.
A guisa de esclarecimento vale relembrar o observado o que dispõe o Artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor: “Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia e eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
Mãe é coisa sagrada e mexer com elas dá muito problema. As empresas deveriam pensar um pouco antes de prometerem o que não podem cumprir.
Segue abaixo a transcrição da conversa:
SUBMARINO(Edson): Olá João Rego. Em que posso ajudar? Boa tarde.
João Rego: Boa tarde Edson
João Rego: 152715081
João Rego: Gostaria de saber pq não recebi o meu pedido na data de entrega para o dia das maes
João Rego: Ou seja a “entrega garantida ainda da tempo”
João Rego: Não funcionou
SUBMARINO: Só um momento, por favor, vou verificar.
João Rego: E frustrou minha querida mãe
SUBMARINO: João, peço desculpas pelo transtorno, verificando as informações, seu pedido será entregue, até o dia 12/05/10.
João Rego: Ok mais o acordo não foi esse? Como fico então? Se não poderiam entregar não deveriam prometer.
João Rego: Ou seja, dia 12/05 é um pouco distante do dia das mães não acha?
João Rego: Gostaria de saber o que o submarino vai fazer para ao menos compensar essa propaganda enganosa que sofri?
SUBMARINO: João compreendo, porém no ato da compra, você comprou o pedido dentro do link da promoção e verificou se seu CEP, estava dentro do regulamento?
João Rego: Sim estava…
SUBMARINO: João me desculpe, porém verificando as informações do seu pedido em sistema, não consta que o mesmo esta dentro do regulamento da entrega, garantida para o dia das mães, por esse motivo seu pedido, não foi entregue.
João Rego: Que parte não esta dentro do regulamento de entrega?
SUBMARINO: João, não informa o motivo, só informa que seu pedido, não estava na promoção de entrega garantida.
João Rego: se meu CEP esta dentro
João Rego: qual é o problema?
João Rego: E creio que tenho o direito de saber o motivo…
João Rego: ou procurarei meus direitos nos orgãos competentes!
João Rego: Vocês não podem informar que NÃO ESTAVA de maneira unilateral. No momento da compra dei o aceite em um termo e esse termo tem que ser respeitado!
SUBMARINO: João, peço desculpas realmente não consta em sistema que seu pedido está com entrega garantida.
João Rego: Bem se não está como eu fico como consumidor?
João Rego: Confiei a vocês a responsabilidade
SUBMARINO: João, peço desculpas pelo transtorno, peço gentilmente que aguarde seu pedido ser entregue, até o dia 12/05/10.
João Rego: Isso caracteriza o não cumprimento à oferta. Assim, poderá ser observado o que dispõe o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor.
João Rego: Estou tentando resolver amigavelmente e ter uma resposta coerente
SUBMARINO: João, se preferir, pode encaminhar seu caso para o setor de relacionamento, enviando um e-mail para: [email protected] , as informações que consta em sistema é que sua compra não estava dentro da promoção e seu pedido será entregue, até o dia 12/05/10.
João Rego: Vou preferir procurar o JUIZADO CIVIL. Isto é uma pouca vergonha de vcs.
Fim da conversa. Protocolo: 91945544.
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