Bateram na minha moto, o que devo fazer para ser ressarcido dos meus prejuízos?
BATERAM NA MINHA MOTO, O QUE DEVO FAZER PARA SER RESSARCIDO DOS MEUS PREJUÍZOS?
DICAS BÁSICAS PARA QUEM SE ENVOLVEU EM ACIDENTES E TEVE SEU VEICULO ABALROADO.
Os acidentes de transito quando não vitimam as pessoas, podem causar também bastante dor de cabeça e prejuízos tendo em vista que o causador do infortuno pode não cumprir com a sua responsabilidade de pagar pelos danos que causou.
Com a minha experiência nessa área vou deixar aqui dicas básicas de como se deve proceder nesses casos para que eventualmente você fique resguardado.
Antes de tudo, evite brigas e discussões no local da ocorrência, mantenha a calma já que você esta na sua razão. Brigar não ajuda em nada e as estáticas mostram que na maioria das vezes as pessoas chegam as vias de fato e podem até perder a vida por conta de bens matérias, não vale a pena, pois na pior das hipotes você conseguirá recuperar um bem mas a sua vida não.
Antes de tudo, seja precavido e não caia na história de que “Faça o orçamento, me envie e deixa que pago”, mesmo o causador se comprometendo a pagar, no outro dia ou quando a fatura chega as coisas podem sair um pouco diferentes da promessa verbal.
Vamos as dicas!
Primeira: A primeira dica é que você fotografe tudo que puder na cena do acidente! Os recursos das câmeras de celulares é algo bastante comum hoje em dia, você não terá tanta dificuldade com relação a isso e as composições fotográficas na falta de uma pericia, ajudarão bastante na elucidação da dinâmica do acidente.
Segunda: Veja se alguém presenciou o fato e colete nome e telefone desta pessoa para que, eventualmente ela possa ser arrolada por você para servir de testemunha em juízo. Para ingressar com uma ação judicial você deverá estar munido com um conjunto probatório minimo, ou seja, é preciso convencer o juiz que você sofreu o dano não bastando simplesmente alegar.
Terceira dica: Colete também o maior numero de informações possíveis do causador/envolvido e do veiculo causador, tais como nome, endereço, telefone, dados do veiculo como placa, chassi, renavam, etc.
Quarta dica: Não esqueça de registrar boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, na grande maioria das vezes quem está errado no evento vai pedir para que a policia não seja acionada, mas o Boletim de Ocorrência devidamente registrado perante autoridade policial servirá para uma eventual reparação de danos perante o Poder Judiciário.
Quinta dica: Se for um caso que envolva alguém embriagado, chame a policia imediatamente! Primeiro para que essa pessoa responda por seus atos e pense duas vezes antes de ingerir bebida alcoólica e pilotar/dirigir, segundo que, não raro, o meliante tentará evadir-se do local para livrar o flagrante e o bafômetro.
Por fim, procure sempre um advogado da sua confiança.
Por: Samuel G Alves, advogado, motociclista, presidente do moto clube Guerreiros do Sol e colaborador do portal Você e Sua Moto.