Coisas que você não sabia sobre a nova Triumph Speed Triple 2018
O motor tricilíndrico teve mais de 100 peças novas ou reajustadas, que resultou em um ganho de 7% a mais de potência, o pacote eletrônico foi melhorado com novos modos de condução e um novo painel TFT completa a lista de novidades.
Listamos 10 fatos sobre a nova Speed Triple que você precisa saber:
1. A Triumph Speed Triple 2018 é oferecida em duas versões (S e RS). Compartilhando da mesma estrutura e motor, o modelo de entrada é a versão “S” seguido da versão “RS”, que é mais robusta e conta com atualizações na parte técnica, maior desempenho, além de estética diferenciada.
2. O preço da Speed Triple S é de US$ 14.350,00. Já a versão mais completa e esportiva, RS, tem preço sugerido de US$ 16.350,00. Em conversão direta para a cotação atual, sem impostos e taxas, esses valores ficariam em R$ 46,5mil e R$ 53mil, respectivamente.
Para critério de informação, aqui no Brasil a Triumph comercializa apenas uma versão chamada “R”, com preço sugerido de R$ 60.990,00.
3. Assim como aconteceu em outra atualização alguns anos atrás, o motor das Speed Triple recebeu diversas modificações e peças. Ao todo foram 105 peças novas que fazem o tricilíndrico de 1050cc aumentar sua potência máxima para 148 cavalos (ganho de 7%) e torque para 11,8 kgf.m (ganho de 4%).
4. O projeto dessas novas peças foi desenvolvido para oferecer aceleração mais rápida para o motor. O acelerador, com novas engrenagens, o cárter, redesenhado para que o óleo tenha menos arrasto, e uma nova cabeça de cilindro e perfil de pistão são algumas das novas 105 peças.
5. As mudanças não se limitam só ao motor. O escapamento foi redesenhado, tendo peças mais leves, mesmo sendo mantido embaixo do assento.
Na versão RS ele vem com silenciadores com acabamento de titânio escovado e fibra de carbono para os protetores. Já na S os silenciadores são na cor preta e protetores em alumínio.
6. Na parte tecnológica a versão S ganhou modos de pilotagem, controles eletrônicos e um painel de 5 polegadas TFT de alta definição.
7. A Speed Triple S 2018 vem com os 3 modos de pilotagem padrões (Rain, Road e Sport) além de um modo personalizável pelo piloto. Já a versão RS ganhou um modo de pilotagem extra e passa a ter 5 opções. Chamado Track, o novo modo é voltado para as pistas de corrida
8. Aliás, na RS o pacote eletrônico é mais completo e conta com uma Unidade de Medição Inercial (IMU) com apelo esportivo que auxilia no controle de tração e freios ABS, além de equipar Quickshifter tanto para subidas, quanto para descidas de marcha.
9. No visual a versão RS também se destaca, vindo com peças em fibra de carbono com o para-lama dianteiro e peças do radiador, que não só ajudam no design mas também oferecem economia de peso.
10. Fechando o pacote estão as características mecânicas herdadas da versão anterior, como a suspensão ajustável Showa para a aversão S e Öhlins para a RS, além dos pneus Pirelli Diablo Supercorsa e freios Brembo.
A nova Triumph Speed Triple foi lançada no mercado internacional em fevereiro e, se a Triumph Brasil manter a estratégia dos últimos lançamentos, é provável que essa versão 2018 esteja em nosso mercado até o final do segundo semestre.