Conheça os oito projetos finalistas do Electrolux Design Lab 2010
Já imaginou como será armazenar comida, lavar roupas e louças em 2050, quando 74% da população mundial estiver vivendo em ambientes urbanos? A Electrolux desafiou estudantes de design industrial de todo o mundo a desenvolver soluções criativas para a vida compacta do futuro como parte da competição anual Electrolux Design Lab.
Mais de 1300 competidores se inscreveram para a “Segunda Era Espacial” – tema da competição este ano – e os oito finalistas já foram selecionados. Veja aqui o video dos protótipos dos finalistas em ação. O anúncio do vencedor deverá acontecer em 23 de setembro.
Os conceitos finalistas incluem a “Elements Modular Kitchen”, do americano Mathew Gilbride (uma elegante prateleira com funções simultâneas de fogão, geladeira, ar condicionado e iluminação); o refrigerador Bio Robot, do russo Yuri Dimitrev (um refrigerador ultra fino que usa gel de biopolímeros para armazenar e resfriar os alimentos) e o “Snail”, do indiano Peter Alwin (dispositivo portátil de aquecimento por indução).
Os oito finalistas do Electrolux Design Lab 2010
Oito finalistas serão convidados a apresentar os seus projetos a um júri de peritos em Design, no dia 23 de setembro, no evento 100% Design, em Londres. Para definir o vencedor, o júri terá de considerar o design intuitivo, a inovação e a visão do consumidor em cada invenção. O primeiro colocado receberá como prêmio uma vaga de estágio de seis meses de duração no Centro de Design mundial da Electrolux e mais cinco mil euros em espécie.
Conheça os oito projetos finalistas do Electrolux Design Lab 2010:
Os projetos finalistas do Electrolux Design Lab 2010 variam desde cozinhas com realidade virtual e lava-louças ultrassônicas até sistemas de refrigeração com biopolímeros:
Kitchen Hideway, Daniel Dobrogorsky, Austrália:
A Kitchen Hideway é um conceito de realidade virtual que permite que moradores de um prédio em comum imaginem estar preparando seus próprios alimentos. Os pensamentos do usuário são transmitidos para chefs robóticos no interior do edifício e, em seguida, os robôs preparam a refeição visualizada em uma cozinha real e com ingredientes reais. A invenção substitui a necessidade de aparelhos de cozinha em habitações individuais, economizando espaço por meio do pensamento criativo.
The Snail, Peter Alvin, Índia:
The Snail é um dispositivo portátil que, acoplado a um utensílio – como potes, panelas, ou canecas – pode ser utilizado para esquentar qualquer tipo de alimento. Recarregado por uma bateria de alta densidade de açúcar cristal, o item converte a energia do açúcar, aquecendo uma bobina que conduz o processo de indução magnética. O protótipo ainda conta com sensores que ajustam a temperatura de acordo com o mantimento a ser aquecido.
All-in-one, Mathew Gilbride, Estados Unidos:
A cozinha prateleira All-In-One consiste num aparelho modular que alinha sistema de refrigeração, ar condicionado e iluminação ao Design Ecológico, otimizando o espaço. A invenção utiliza um sistema de energia sem fio, que é conduzida por meio de uma parede alimentada por energia solar. As suas unidades múltiplas e superfícies podem ser posicionadas de acordo com a preferência do consumidor e funcionam em conjunto, por meio de redes inteligentes “wi-fi”.
Eco Cleaner, Ahi Andy Mohsen, Irã:
A lava-louças portátil Eco Cleaner utiliza ondas ultrassônicas para ionizar restos de alimentos e transformá-los em lixo reutilizável. O conceito foi desenvolvido com a previsão de que no futuro os alimentos serão fornecidos em forma de cápsulas (ocupando menos espaço), e de que o tempo necessário para a execução de tarefas domésticas será menor. A Eco Cleaner é simultaneamente compacta e ecológica, pois não utiliza água para a lavagem.
Bio Robot Refrigerator, Yuriy Dmitriev, Rússia:
Quatro vezes menor do que uma geladeira convencional, o refrigerador Bio Robot resfria os alimentos por meio de biopolímeros em gel luminescentes. No lugar das prateleiras, a geladeira apresenta uma espécie de gelatina não pegajosa e inodora, criando uma cápsula ao redor dos mantimentos e facilitando o manuseio dos itens refrigerados. Bio Robot não acompanha portas, compartimentos ou motor e 90% do aparelho são exclusivamente destinados a sua principal finalidade: resfriar. Ao mesmo tempo em que todos os alimentos permanecem prontamente disponíveis e sem exalar qualquer odor, os itens são refrigerados em temperaturas distintas, de acordo com a necessidade de cada produto. O eletrodoméstico é adaptável, podendo ser pendurado na posição vertical, horizontal, e até mesmo no teto. Diferentes tamanhos e dimensões permitem que o Bio Robot se encaixe perfeitamente ao tamanho da habitação.
Clean Closet, Michael Edenius, Suécia:
Clean Closet é basicamente um armário que lava roupas: as impurezas dos tecidos são reconhecidas e higienizadas com tecnologia molecular que remove a sujeira e os odores. O conceito substitui o cesto de roupas sujas, a lavadora, a secadora e o guarda-roupa, economizando espaço e preservando o meio ambiente, uma vez que não utiliza água.
Dismount Washer, Lichen Guo, China:
O conceito Dismount Washer consiste em uma lavadora desmontável e portátil. As roupas sujas são inseridas em uma cápsula compacta que, ao ser encaixada em um suporte de energia, funciona como uma lavadora. Este suporte exerce a função de motor e ainda apresenta um display digital que informa o status dos ciclos de lavagem.
External Refrigerator, Nicolas Hubert, França:
Fixado diretamente na parede externa de edifícios residenciais, o External Refrigerator utiliza as baixas temperaturas das estações frias para refrigerar os itens armazenados em seu interior. Nos dias quentes, a luz é transformada em energia por meio de painéis solares, mantendo o processo de resfriação dos alimentos. Arrojada, a invenção ainda dispõe de um painel com diversas cores.