Erro estratégico com PS3 derruba faturamento da Sony
Queda de 5,3% no lucro líquido no terceiro trimestre fiscal. O motivo dessa retração, segundo a Sony, foi uma decisão estratégica da companhia, de colocar o preço do console PS3 abaixo do custo de produção. A estratégia previa um aumento de vendas e participação no mercado, na disputa com consoles lançados em novembro pelas concorrentes Nintendo e Microsoft. Não deu. Fez água.
O lucro operacional da empresa também caiu, fechando dezembro em 178,9 bilhões de ienes, 15% abaixo do valor registrado um ano antes. Ainda assim, a companhia elevou sua previsão de lucros anual, contando com vendas mais fortes em sua divisão de eletrônicos.
O lucro operacional dessa área da empresa cresceu 102,8% no período, para 177,4 bilhões de ienes. Os produtos responsáveis por esse forte aumento de vendas são as TVs de tela plana Bravia e as câmeras digitais CyberShot da companhia.
Relatórios de mercado mostram que o concorrente da Nintendo, o Wii, dobrou as vendas do PS3 no Japão e, apesar de por margem menor, também ficou à frente nos EUA. O Xbox 360, da Microsoft, é outro que superou o console da Sony no mercado norte-americano.
Um dos motivos apontados por analistas para as fracas vendas do PS3 é que sua tecnologia é excessiva. Apesar de ter performance e gráficos superiores aos de seus concorrentes, ele tem mais apelo para fanáticos por tecnologia do que para consumidores comuns. Especialmente com o preço praticado, que é entre 50% e 33% mais alto que os outros consoles. Depois disso tem gente dando muita explicação na Sony.