Expedição Fim do Mundo – Terceiro Dia – Travessia, chuva e lavandas
Hoje não foi preciso acordar muito cedo, pois o barco que faz o transbordo para a Argentina só saia as 10:15h.
Fomos fazer a Aduana e o Sergio Brito e a Isabel ficaram ‘enganchados’ devido o carimbo de entrada ser de 2015 (Lembram que o fiscal não trocou o ano?). Depois de muitas explicações e estresses, eles consentiram seguir viagem sem aplicar a multa que estavam sujeitos. Não aconteceu isso conosco por pura sorte, pois a funcionária da Aduana que nos atendeu não percebeu o erro.
Pegamos o Buquebus (barco) e atravessamos o Rio da Plata para Buenos Aires em pouco mais de uma hora.
Em Buenos Aires tivemos certa dificuldade de sairmos dessa metrópole. Não havia uma sinalização eficiente para a Ruta 03 e os GPS insistiam em nos levar a Ruta 01.
Novamente encontramos ótimas estradas e seguimos em direção a Bahia Blanca. Essa Ruta 03 é cheia de pedágios. A maioria não cobra de motos. Outro detalhe: ao parar nas cabines do pedágio devemos ter muito cuidado para não escorregar e cair. Tem muito óleo derramado.
Só conseguimos chegar até Azul, uma bela cidade no meio do caminho a Bahia Blanca. No caminho pegamos uma forte e demorada chuva, ocasião em que testamos nossas capas de chuva.
Segundo Isabel, esposa de Sérgio Britto, “hoje rodamos apenas 320 km. Fizemos a travessia do Rio da Prata no Buquebus de Colônia Del Sacramento para Buenos Aires e perdemos muito tempo para sair de Buenos Aires. Pará completar pegamos muito chuva até Azul.” Para Daniela, esposa do Perez, ” a chuva foi bem forte. Estamos preparados com boas capas de chuva e polainas. Nos equipamos um pouco antes da chuva começar. Pegamos sim muita chuva e foi um ótimo treinamento para nossos equipamentos!”
Daniela alerta para as entradas de pedágios pois há riscos de tombo por excesso de óleo na pista. “Atentar para as aberturas nos capacetes para evitar que a água penetre por ele; luvas plásticas cobrindo bem as luvas de pilotagem de forma que não molhe as mangas do casaco. O parque onde paramos para dar uma esticada no corpo, parecia os parque americanos com toda a infraestrutura para passeios familiares. Muito aprazível!
A rota tem muitas plantações de lavandas pela estrada e o cheiro no ar é simplesmente magnífico. Parece que jogaram perfume no ar. Lindo! A lavanda está por toda parte inclusive nas praças e perfuma a estrada, pois aqui próximo fica uma cidade Chamada Flores, onde vimos muita plantação de girassóis.
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Sobre o Buquebus
O Buquebus é um ferry-boat (balsa) que transporta pessoas e carros e faz a travessia do Rio de La Plata (Rio da Prata), interligando as cidades de Colonia del Sacramento (Uruguai) ou Montevidéu (Uruguai) a Buenos Aires (Argentina). O trajeto é feito por 2 tipos de barcos.
A partir de Colônia do Sacramento (distância de 50Km) o barco grande leva 3 horas e custa mais barato. O pequeno custa mais caro (R$522,00 pela travessia do carro, 2 adultos e 1 bebê, em janeiro de 2012) e leva 1 hora.
Localização do Buquebus:
Buenos Aires/Argentina (Puerto Madero): GPS Lat 34°35’51.75″S – Long 58°22’5.27″O
Colonia del Sacramento (Porto de Colonia): GPS Lat 34°28’31.72″S – Long 57°50’33.70″O
Existem diversos horários de travessia e a passagem pode ser comprada pela internet (http://www.buquebus.com/), pagando com cartão de crédito internacional. Comprando as passagens diretamente no porto pode-se pagar em dinheiro (pesos argentinos e uruguaios ou dólares) ou cartão de crédito.
Em Buenos Aires, você pode entrar com seu carro no porto e estacionar na fila de acesso ao barco enquanto compra as passagens.
Em Colonia, o Buquebus fica no fim da Ruta 1 (Av. Roosevelt F. D.), no Porto de Colonia. Você pode deixar o carro no estacionamento do porto para comprar as passagens. Depois deve seguir com o carro até a fila para a entrada no barco.
Passo a passo: procedimento para fazer a travessia de pessoas e carros no Buquebus:
Chegue com 1h de antecedência, dando tempo para fazer toda a burocracia necessária de imigração;
Parar o carro no estacionamento e se dirigir à loja do Buquebus;
Comprar e pagar as passagens (pessoas e carro);
Obs.: você também poderá comprar as passagens antecipadamente pela internet;
Fazer o checkin (confirmar que fará a travessia) no balcão específico para isto;
Fazer a imigração dos passageiros (apresentar RG ou passaporte) e apresentação da documentação do carro (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Neste procedimento todos os passageiros deverão estar presentes no balcão da polícia internacional. Na imigração eles fazem o registro de entrada e saída no Uruguai e Argentina, recolhendo o cartão de saída do país de origem e entregando o cartão de entrada no país de destino;
Obs.: caso o carro não estiver no seu nome será necessário apresentar a “Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional“;
Os passageiros deverão entrar no ferry e o motorista deverá buscar sozinho o carro. Os bancos da cabine de passageiros do barco não são numerados, portanto as pessoas podem sentar onde quiserem;
O motorista deverá conduzir o carro até o ferry;
O carro é revistado quanto ao transporte de mercadorias ilegais antes de entrar no ferry e toda a documentação do veículo e do motorista poderá ser solicitada novamente;
Entrar com o carro no ferry;
Obs.: deixe o carro estacionado dentro do barco em 1ª marcha e com o freio de estacionamento acionado;
O motorista deverá se dirigir à cabine de passageiros.
Obs: ninguém poderá ficar no carro ou na área de transporte de veículos do ferry.