Golpistas atacam smartphones
Quem não caiu no golpes dos e-mails com trojans pode acabar caindo em outro destinado a usuários de smartphones. O golpe funciona ao disparar mensagens de texto para números aleatórios solicitando informações bancárias. De acordo com a Sprint, que enviou o alerta, a vítima recebe um SMS informando que seu cadastro ou senha em serviços de bancos móveis expirou.
O golpe não inocula nenhum espião no smartphone alheio ou mesmo furtar dados de sua memória. A fraude conta com a ingenuidade dos usuários. Para continuar a usar normalmente seu mobile banking, o usuário é convidado a acessar um falso endereço e cadastrar uma nova senha. Há ainda a opção de discar para um número gratuito, do tipo 0800, e refazer o cadastro.
Na verdade, não há cadastro nenhum por ser feito. O usuário cai num golpe e acaba fornecendo dados bancários e números de documentos pessoais a terceiros. De posse destas informações, os golpistas tentam transferir dinheiro, fazer compras online e tomar empréstimos com as informações da vítima.
Para não cair no golpe a recomendação é antiga e é sempre a mesma: nunca forneçam dados pessoais por meios eletrônicos a fontes não confiáveis.
Para saber mais: Sprint ahead