Hackers causam prejuízo de US$ 1 milhão em cartões de Microsoft Points
Uma pessoa, identificada apenas como “Dark”, publicou em um fórum de tecnologia uma maneira de gerar 160 Microsoft Points (MSP), válidos para games como 48 Hours e Halo: Reach, a partir de códigos promocionais da Xbox LIVE. Cartões de pontos da Microsoft, utilizados para comprar jogos e itens dentro dos games.
Segundo informações do site Joystiq, os cartões de pontos para o sistema online do console Xbox 360 possuem uma sequência de letras e números aparentemente ininteligível. Todavia, esse conjunto alfanumérico possui uma lógica em sua concepção, que informa para quais games ele foi criado e a quantidade de créditos que ele fornece.
Não se sabe ao certo quem foi o autor da façanha, mas Dark publicou um procedimento no fórum The Tech Game (goo.gl/fitlr), no qual explica como fazer uso dessa lógica para gerar 160 MSP de forma, ao menos em tese, infinita.
Não demorou muito para que outros usuários começassem a aplicar o esquema, utilizando milhares de pontos, cada um deles. O prejuízo à Microsoft já passa de US$ 1 milhão. Não ficou claro se a empresa já bloqueou ou dificultou a tramóia, mas alguns dos usuários relatam que ficou praticamente impossível conseguir novos códigos.
Até o momento a Microsoft não se pronunciou a respeito, tampouco confirmou se há alguma medida preventiva em relação a essas falhas. Vale lembrar que, de acordo com o contrato de uso do videogame, tal atitude é passível de expulsão (ou banimento) da rede.