Iguatu Moto Grupo realiza ação de educação de trânsito em Iguatu
Por Jan Messias
Na noite desta sexta-feira, 05, o Iguatu Moto Grupo, promoveu o 1º Rolê Educativo do Iguatu Moto Grupo, uma ação visando colaborar para um trânsito mais responsável e com menos acidentes nesse carnaval. Ao todo 22 motos participaram da ação que envolveu cerca de 37 pessoas, incluindo a equipe do Demutran de Iguatu que deu apoio durante todo o percurso. O grupo, pilotando em formação, percorreu os principais bares da cidade distribuindo panfletos com orientações sobre os riscos de beber e dirigir. A cada parada o grupo inteiro estacionava suas motos e com um megafone outras orientações eram dadas com o uso de um megafone.
A saída foi da Praça Caixias, por volta das 20:30, passando pela Praça Matriz, Praça da Criança, Avenida Perimetral, Rua Estados Unidos, Rua José de Alencar e terminando na saída da Universidade. Por Jan Messias – 6 de fevereiro de 2016 Membros do grupo posam para foto com os fiscais do Demutran que ajudaram na ação.
O Iguatu Moto Grupo é formado por jovens motociclistas, com motos de diferentes cilindradas. Durante entrega dos panfletos a reação das pessoas era de incentivo à iniciativa. O produtor cultural Marcos Salmo aprovou a ideia, considerando importante para um trânsito com menos mortes. ” A gente sabe que no carnaval muita gente acaba se confiando e se arriscando na estrada. Tem que ter ações assim para as pessoas terem consciência dos perigos de dirigir alcoolizado”, afirma.
A ideia de fazer a ação educativa surgiu nas conversas do grupo do WhatsApp quando Jan Messias, coordenador de jornalismo da MaisFM, convidou os integrantes a participar da Blitz de Carnaval da MaisFM Educativa.
O objetivo era reunir mais pessoas na ação. Das conversas se decidiu por fazer um momento voltado para segurança e educação no trânsito, com jovens levando a mensagem de um trânsito mais seguro no carnaval. Os membros do grupo logo se mostraram animados com o trabalho cidadão. Allan Batista, membro do Iguatu Motogrupo, se mostrou muito feliz com a ideia. “Uma ação dessas é boa até para a gente, que vai ter mais firme na cabeça que não pode beber e dirigir depois. É bom porque a gente amadurece como pessoas e como grupo, levando uma mensagem positiva para outras pessoas”, completa. Kayo Guedes, também membro do grupo, espera que mais ações assim sejam desenvolvidas para integrar mais o grupo e também ter o papel social de contribuir com um trânsito melhor. “A gente quer que mais ações assim aconteçam, porque a gente se sente prestando um serviço para a comunidade”, afirma.
Parcerias para fazer
Panfleto com informações educativas que foi entregue nos principais bares da cidade pelos membros do grupo durante o role educativo Após o surgimento da ideia o grupo foi em busca de apoio para que a ação fosse mais completa. Além do apoio da MaisFM Educativa o grupo contou com o portal Você e Sua Moto e com a Stampmix, que patrocinaram os cartazes. A Prefeitura de Iguatu, por meio do Demutran, deram apoio logístico durante toda operação, disponibilizando um carro para ajudar na ação. O prefeito Aderilo Alcântara lembrou da importância de ações dessa natureza. “Olha, a gente sabe que no carnaval as pessoas costumam exagerar e uma ação dessas vai conscientizar muita gente, principalmente muitos jovens”, afirma. Adelmo Melo, secretário de trânsito, gostou da ideia e se mostrou favorável à ideia desde o início, se prontificando a ajudar na ação. Por motivo de viagem ele não pode estar presente, mas lembrou que no próximo quer participar.
A ideia é seguir com mais ações educativas direcionadas à juventude em Iguatu. Formado por jovens motociclistas, apaixonado por motos, o Iguatu Motogrupo tem em sua composição motos de baixa, média e alta cilindrada, levando o lema de que não importa a potência da marca, mas o espírito solidário e motociclista dos integrantes. O grupo tem buscado sempre amadurecer e se unir para realizar ações sociais e educativas. Os encontros são às sextas-feiras, a partir das 19 horas, na Praça Caxias, onde o grupo se reúne para conversas e planos de viagens. Para ser membro do grupo é preciso ser maior de idade e habilitado, além disso é importante o respeito no trânsito, sendo desaprovadas condutas arriscadas ou infratoras.