Limitador de tempo de uso no Xbox 360
A Microsoft afirmou nesta quarta-feira que está acrescentando uma ferramenta ao Xbox 360 que limita a quantidade de tempo que as crianças podem jogar no console. A medida vem num momento em que a empresa tenta tornar o Xbox 360 mais atraente a consumidores fora do nicho de games antes das festas de fim de ano, a melhor época do ano para a indústria de videogames.
“Conforme aumenta a base de usuários, a demanda por esse tipo de atributo também aumenta”, disse Robbie Bach, presidente da divisão de entretenimento da Microsoft.
O novo cronômetro pode ser ajustado para limitar o tempo de jogo diário ou semanalmente, e desliga o console quando o tempo limite é atingido. Um atributo similar existe no sistema operacional Windows Vista. Uma pesquisa da Microsoft mostrou que 90 por cento dos pais tinham algumas restrições quanto ao jogar videogame, sendo metade desse incômodo vinha pelo tempo de jogo, afirmou Bach.
“A ferramenta que eles sentem mais falta é a habilidade de restringir eletronicamente o tempo de uso do console”, apontou Bach.
O Xbox 360, que concorre com o PlayStation3, da Sony, e o Wii, da Nintendo, já possui um atributo que permite aos pais limitar os tipos de jogos que são executados através de um classificador de conteúdo.
A Microsoft também revelou uma iniciativa com grupos como uma associação de pais e professores) para educar as famílias sobre conteúdo de videogame e estimular pais e filhos a negociar as regras de uso dos jogos.