Nokia lança serviço de jogos N-Gage
A Nokia, maior fabricante de telefones celulares do mundo, lançou nesta quinta-feira seu serviço de jogos N-Gage, esperando energizar o fraco mercado de jogos para celulares.
“Haverá um anúncio oficial na segunda-feira, mas para você, fiel ao N-Gage, queremos que você saiba que estamos de pé e correndo!”, afirmou a Nokia em seu blog do N-Gage.
O novo serviço de jogos é uma das bases da nova estratégia para serviços de Internet da Nokia, mas a firma adiou o lançamento deste serviços por duas vezes no ano passado, citando atrasos nos testes de softwares.
A Nokia, que fabricou 40 por cento de todos os telefones móveis vendidos no mundo no último trimestre de 2007, é a primeira fabricante de celular a dar um grande impulso no setor de conteúdos para o telefone móvel.
A Nokia abriu seu serviço para usuários dos modelos multimídia N95, N81, N81 8GB, N82, e N95 8GB. Segundo analistas, a empresa já vendeu de 10 milhões a 15 milhões de unidades destes aparelhos.
O mercado de jogos para celulares sofreu uma queda inesperada no último ano, com diversos fabricantes de jogos e analistas apontando para a falta de investimento em marketing das operadoras de telecomunicações.
Todas as principais fabricantes de jogos para celulares, incluindo a Electronic Arts Inc, Gameloft e Glu Mobile, acertaram com a Nokia para participar da nova plataforma.
A Nokia disse no mês passado que aproximadamente 25 a 30 títulos de jogos estarão disponíveis para o N-Gage até meados de 2008 e um número similar de jogos será lançado no segundo semestre deste ano.
A companhia de pesquisa Informa revelou que o mercado de jogos para celular ficou praticamente estável em 2007, mas espera que as receitas com estes jogos atinja 7,2 bilhões de dólares em 2012, frente aos 3,2 bilhões de dólares em 2007.