Opinião: 5 lições de negócios que eu aprendi como membro de um grupo de motociclistas

Opinião: 5 lições de negócios que eu aprendi como membro de um grupo de motociclistas

dddddPor Tom Scarda – Especialista em franquias

Quando eu tinha 10 anos, todos os meus amigos queria jogar para o New York Yankees. Eu não. Eu queria ser um Hell´s Angel.

Aos 19, eu me vi envolvido com um dos maiores motoclubes fora da lei de New York City. Foi, ao mesmo tempo uma dos melhores e uma das piores decisões da minha vida. Enquanto envolvido na gangue, eu não sabia que eu estava aprendendo lições valiosas que eu seria capaz de aplicar anos depois, em meus negócios. É seguro dizer que, se eu não tivesse ido embora do motoclube nessa fase na minha vida, eu não teria o instinto de negócios que eu tenho hoje.

É uma constatação, quando há um grupo de pessoas envolvidas em qualquer função, há sempre um nível de tarefas de negócios envolvidos. Seu time de futebol é um negócio, o seu lugar de culto é um negócio, sua família é um negócio – e sim, um grupo de motociclistas fora-da-lei é um negócio. Cada entidade precisa de algum dinheiro para sobreviver, por isso, um meio para levantar capital e usá-la sabiamente é necessário. O dinheiro é parte do sucesso e longevidade de qualquer organização. Usá-lo sabiamente irá manter seu pessoal, conselho de administração, membros ou … o seu cônjuge feliz.

Na época, eu pensei que as funções do bando eram exclusivas de gangues, mas percebi que muitos dos princípios e filosofias são aplicáveis ​​a qualquer negócio. Eu saí do bando e vivi para contar sobre isso, e abaixo estão cinco lições que eu aprendi. Cinco dos princípios primários em uma agremiação dessas se aplicam a qualquer bom negócio, a saber: marca, recrutamento, atitude, crescimento e estratégia. Eu gosto de usar a sigla se M-RACE.

  1. Marca

Em primeiro lugar, para qualquer grupo, como em qualquer negócio, o nome e o logotipo são fundamentais. O nome tem de comunicar a missão claramente. Sons of Anarchy, como exemplo, era o nome do grupo utilizado para o programa de TV de sucesso. Diz que elas eram logotipo de uma empresa, ou “as cores” para uma gangue, o que, no caso, é um tipo de branding. As cores representam tanto e são tão importantes para um membro da gangue que eles vão tomar medidas extremas para protegê-la.

  1. Recrutamento

O segundo passo mais importante na construção de um negócio sólido é contratar a melhor equipe. Para uma gangue de motociclistas para sobreviver, tem que recrutar pessoas com a “coisa certa.” Ser aceito em um grupo é um processo muito rigoroso. A contratação de seu pessoal deve ser um processo minucioso, também. Ser membro de uma gangue ou um empregado de uma empresa vem com a responsabilidade – e não há espaço para ligações fracas.

  1. Atitude

Muitas vezes as pessoas me perguntam o que faz um negócio bem sucedido. O que eu descobri é que o sucesso está diretamente relacionado à atitude. Se um empresário tem ou uma atitude boa ou má para qualquer coisa em sua vida, ele vai mostrar o seu negócio.

No entanto, a atitude de uma gangue de motociclistas fora-da-lei é completamente diferente. Um membro de gangue tem uma imagem a manter-se a cada vez que ele anda de motocicleta. Para ser levada a sério, ele tem que desistir de cortes de cabelo e sabão em pó. Quando ele puxa para cima em sua Harley, precedido pelo som alto, bate-pino do motor V-twin, as pessoas antecipam uma atitude nefasta. Um motociclista tem que substituir o seu sorriso com um sorriso de escárnio. É claro que no mundo dos negócios, é exatamente o oposto.

  1. Crescimento

Como diz o velho princípio do que esta exposto, se o negócio não está crescendo – está morrendo. Um moto clube tem que estar sempre recrutando novos membros para o crescimento do clube. Para chegar a ser realmente grande e ter posição dominante no mercado, os bandos se fundem e, por vezes, adquirem outras gangues. Às vezes, as aquisições são por bem e todas as partes concordam, mas às vezes, há uma aquisição feita na ‘marra’. E é claro que em uma corporação, as pessoas são demitidas – nada é pra sempre e nem definido!

  1. Estratégia

Um grande plano ou estratégia de negócios é importante no crescimento de qualquer negócio. Deve haver uma declaração de missão no lugar e estatutos para reger o comportamento dos membros da equipe. Acredite ou não, muitas gangues de motociclistas fora-da-lei têm por escrito o estatuto social que os membros devem aderir.

Por exemplo, a maioria dos grupos fora da lei exigem que os membros usem apenas motocicletas Harley-Davidson. No grupo que eu estava envolvido, uma das principais regras era para não usar qualquer tipo de droga. O pensamento era, “se você entrar em uma briga, como você pode confiar em seu irmão se ele é viciado em uma substância.” Além disso, os bandos ainda têm uma espécie de código de vestimenta que realmente equivale a um uniforme: botas de bico de aço (botas de cowboy estão ok), carteira com uma oscilação de corrente de prata, revestimento de couro com inúmeros zíperes, óculos escuros e uma camiseta com um “provérbio provocativo”, como “real Men Wear Black”.

Com o tempo, aprendi que o uniforme não era muito prático durante os meses de verão. Mas era o uniforme que tinha para ser usado. Se você quiser enviar uma mensagem de profissionalismo aos seus clientes, certifique-se a sua equipe veste a peça.

Provavelmente não ocorre aos empresários que eles podem executar seus negócios por muitos dos princípios de um grupo, bando ou gangue de motociclistas. Eu não estou sugerindo que você deve sair e comprar suas botas, óculos escuros e uma jaqueta de couro, mas imagine se você fosse usar o princípio M-RACE e se gabar de construir uma marca tão forte que sua equipe estaria disposta a ter o logotipo da empresa tatuado em sua pele!

Tom Scarda – Especialista em franquias

20160202160319-TomScardaTom Scarda consultou FranChoice em 2000 e comprou uma franquia Maui Wowi frescos Hawaiian Blends e rapidamente expandiu sua operação para três locais. Em 2003, Tom assumiu o papel de diretor de apoio regional para a área metropolitana de Nova York. Ele vendeu sua franquia da Maui em 2004 e agora compartilha seu conhecimento e experiência de franchising com pessoas como você que estão em busca de fazer uma mudança de estilo de vida e tomar de volta o controle de suas vidas.

 

Visited 1 times, 1 visit(s) today

Redação Geral

Você e sua moto! Nós amamos motos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *