Os chineses, pressionando os preços pra baixo. Por Joel Leite
“Por enquanto estamos trabalhando com a dúvida do consumidor em relação aos chineses, mas não podemos esperar muito. Temos que tomar uma atitude”.
A reação do responsável por um grupo de concessionárias de São Paulo mostra a preocupação do mercado com os concorrentes chineses, que chegaram oferecendo um tipo de carro que o consumidor de entrada nunca tinha experimentado. Sabe lá o que é comprar um carro com trio elétrico, ar condicionado, airbag, freios ABS de série? Pra quem até agora tinha um Gol pelado ou um Palio básico? Por muitos anos as montadoras eliminaram qualquer item que pudesse aumentar o custo final. Os carros de entrada não tinham nem mesmo retrovisor do lado direito quando o equipamento não era obrigatório.
“Quem ainda não reagiu vai ter que reagir. Afinal, já estamos escolados com o que aconteceu com os coreanos. Ficamos paralisados achando que a Hyundai e a Kia não iriam vingar e veja o que aconteceu: os coreanos conquistaram uma fatia importante do mercado. Desta vez temos que tomar cuidado e neutralizar logo os chineses”.
Carros que tiveram queda de preço (*) no período jan-mai/2011
MARCA_TIPO | VERSAO |
Ano |
10/1/2011 |
Ano |
25/5/2011 |
Var.% |
FIAT PUNTO(Flex) | ESSENCE 1.6 16v 4p |
2011 |
46.000 |
2012 |
44.000 |
-4,3 |
Citroën C3 flex | Exclusive 1.6 16v 4p |
2011 |
46.000 |
2012 |
44.500 |
-3,3 |
Citroën C3 flex | XTR 1.6 16v 4p |
2011 |
49.500 |
2011 |
47.500 |
-4,0 |
Citroën C3 flex | Exclusive 1.6 16v Aut. 4p |
2011 |
49.000 |
2012 |
48.000 |
-2,0 |
Citroën C3 flex) | Exclusive SOLARIS 1.6 16v 4p |
2011 |
47.000 |
2012 |
44.500 |
-5,3 |
Citroën C3 flex) | Exclusive SOLARIS 1.6 16v Aut. 4p |
2011 |
51.000 |
2012 |
48.500 |
-4,9 |
Ford Fiesta hatch flex | 1.0 8v 4p |
2011 |
26.900 |
2012 |
28.000 |
4,1 |
Ford Fiesta hatch flex | 1.6 8v 4p |
2011 |
33.000 |
2012 |
32.000 |
-3,0 |
Ford Fiesta sedã flex | 1.0 8v 4p |
2011 |
32.800 |
2012 |
31.000 |
-5,5 |
Ford Fiesta sedã flex | 1.6 8v 4p |
2011 |
36.900 |
2012 |
34.900 |
-5,4 |
Chevrolet Agile hatch | LT 1.4 8v flex 4p |
2011 |
35.500 |
2012 |
35.000 |
-1,4 |
Chevrolet Agile hatch | LTZ 1.4 8v flex 4p |
2011 |
40.300 |
2012 |
41.000 |
1,7 |
Peugeot 207 hatch flex | XS 1.6 16v 2p |
2011 |
40.500 |
2012 |
39.300 |
-3,0 |
Peugeot 207 hatch flex | XS 1.6 16v 4p |
2011 |
42.930 |
2012 |
41.658 |
-3,0 |
Volkswagen Voyage G5 flex | 1.6 8v 4p |
2011 |
36.500 |
2012 |
36.000 |
-1,4 |
Volkswagen Voyage G5 flex | COMFORTLINE 1.6 8v 4p |
2011 |
42.000 |
2012 |
44.000 |
4,8 |
Volkswagen Voyage G5 flex | TREND 1.6 8v 4p |
2011 |
38.900 |
2012 |
39.100 |
0,5 |
VOLKSWAGEN Fox flex | 1.6 8v 4p |
2011 |
36.500 |
2012 |
36.800 |
0,8 |
VOLKSWAGEN Fox flex | 1.6 8v(I-Motion) 4p |
2011 |
39.500 |
2012 |
39.300 |
-0,5 |
Fonte: AutoInforme/Molicar
(*) Preço praticado, conforme tabela Molicar
Preço vem caindo desde o início da crise
A chegada dos chineses mexeu com alguns segmentos do mercado, notadamente o de carros pequenos de entrada e também os chamados premium. Mas o preço do carro zero não vem caindo desde a eclosão da crise econômica, no último trimestre de 2008, agravado pela concorrência cada vez maio no mercado brasileiro: em maio, os catálogos das montadoras e importadoras somavam cerca de mil opções para o consumidor, considerando todas as versões de carroceria, motorização e acabamento.
O preço caiu 4,2%, na média, somente no mês de dezembro de 2008. Em 2009, seguiu uma sequência de quedas mensais que culminou com mais uma desvalorização anual de 1,2%. Em 2010, uma pequena recuperação, alta de 1,38%, um índice ainda bem abaixo da inflação. Neste ano houve um aumento de apenas 0,34% de janeiro a abril, também bem abaixo da inflação oficial.
Veja os gráficos.
Fonte: AutoInforme/Molicar
Fonte: AutoInforme/Molicar
Fonte: AutoInforme/Molicar
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