Panasonic deve lançar novos gravadores Blu-ray em novembro
A fabricante de eletrônicos Matsushita, montadora da Panasonic, disse que deve lançar novos gravadores óticos Blu-ray em novembro, capaz de gravar mais conteúdo em alta definição num único disco do que outros aparelhos disponíveis.
A Matsushita, junto da Sony, promove a tecnologia Blu-ray, rival do formato HD DVD, que conta com apoio da Toshiba e Microsoft .
Maior fabricante de eletrônicos de consumo do mundo, a Matsushita disse que também planeja oferecer em novembro os primeiros gravadores de DVD capazes de armazenar programas em alta definição em discos DVD convencionais.
A alta definição (ou HD) comporta um resolução de 1.920 por 1.080 pixels.
Os novos gravadores Blu-ray da Matsushita, capazes de gravar até 18 horas de conteúdo em alta definição num disco de camada dupla, devem chegar ao mercado japonês em primeiro de novembro.
Um modelo equipado com um disco rígido de 1 terabyte deve ser vendido por 300 mil ienes (2,6 mil dólares), segundo a Matsushita. O drive de 1 terabyte pode armazenar até 381 horas de vídeo em alta definição.
A empresa diz que começará a vender três modelos de novos gravadores de DVD com capacidade gravar em alta definição em primeiro de novembro. O modelo mais avançado com disco rígido de 500 gigabytes deverá ser vendido a 130 mil ienes, informou a Matsushita.
A disputa entre os novos formatos de disco, o Blu-ray e o HD DVD, ainda não tem um vencedor.
Em junho, a locadora e vendedora de vídeos Blockbuster, passou a apoiar o formato Blu-ray. Mas em agosto, os estúdios Paramount Pictures e DreamWorks Animation assinaram um acordo de exclusividade com o formato HD DVD pelos 18 meses seguintes, acirrando ainda mais a disputa.
(