Presidente da Skype deixa o cargo.
O eBay anunciou na segunda-feira que Niklas Zennstrom, co-fundador e presidente-executivo da unidade de telefonia pela Internet Skype, deixou o cargo.
A companhia de leilões online também projetou encargo de cerca de 1,43 bilhão de dólares que inclui um pagamento de 375 milhões de euros (530 milhões de dólares) para acertar todas as futuras obrigações da empresa relacionadas a um acordo assinado com alguns acionistas da Skype quando o eBay comprou a empresa em 2005.
Zennstrom, que ajudou a fundar a Skype em 2003, vai se tornar presidente não-executivo no conselho de diretores da Skype, segundo o eBay. O empresário queria gastar mais tempo em novos projetos, informou o porta-voz do eBay, Hani Durzy.
A companhia informou que seu vice-presidente de estratégia, Michael van Swaaij vai atuar como presidente-executivo da Skype até o eBay encontrar um sucessor permanente para Zennstrom.
Entre os novos projetos de Zennstrom está o serviço de vídeo pela Internet Joost. Além da Skype, ele ajudou a criar o serviço de compartilhamento de arquivos KaZaa, que virou alvo da indústria fonográfica.