Primeiras impressões sobre o capacete LS2 modelo LS2FF358.

Primeiras impressões sobre o capacete LS2 modelo LS2FF358.

 

Primeiras impressões sobre o capacete LS2 modelo LS2FF396.
Primeiras impressões sobre o capacete LS2 modelo LS2FF396.

Costumo dizer que capacete bom é ótimo. Na realidade os capacetes hoje estão melhorando cada vez mais e deixaram de ser apenas um casco duro forrado de isopor para incorporar tecnologia, leveza, mais segurança e ainda intercomunicadores. Não vai demorar e teremos capacetes com visores semelhantes aos usados pelos pilotos de caça – tipo os HUD.

Mas um bom capacete não precisa necessariamente ser muito caro e hoje já podemos encontrar capacetes na faixa de preço que pode ser acessível a maioria das pessoas que usa moto.

Recebi para teste o LS2 fechado modelo LS2 FF358. De cara gostei da estampa, pois combina com meu macacão que tem as mesmas cores. O desenho do casco me passou uma boa sensação e estar harmonizado com a aerodinâmica requerida para que possa andar de moto e não sofrer tanto com os impactos do vento. Outro recurso que me chamou a atenção foi o fato da viseira utilizar um sistema de fácil extração. Dois cliques e pronto, a viseira é sacada fora e outra pode ser colocada no lugar. Mas este tipo de engate de desengate rápido serve também para ajudar na limpeza da parte interna da viseira.

Rapidez na retirada da viseira.
Rapidez na retirada da viseira.

Todo mundo que gosta de uma viseira limpa e cristalina, internamente e externamente, sabe que um dos maiores problemas é a sua limpeza na estrada depois que seu capacete foi bem surrado pelos mosquitos e pelo pó da estrada. Nas paradas eu sempre limpo a viseira, mas a parte interna ainda é uma coisa trabalhosa e este sistema facilitou mais ainda a minha vida. É desengatar, limpar e montar de novo. Pronto. Sem ter que ficar passando pano por dentro ou tendo muito trabalho com a parte interna da viseira.

A forração interna mostra que houve um cuidado com o material a ser utilizado. Pareceu-me além de mais confortável, ser mais compacto e com um bom acabamento.

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Entradas de ar no topo do casco.

As entradas de ar no topo do casco favorecem a ventilação retirando o ar quente interno e jogando para a parte detrás. Acontece que este efeito, em velocidade, ajuda a melhorar a fixação do capacete na cabeça permitindo que o piloto sofra menos com a vibração gerada pela turbulência.

Outro ponto que gostaria de ressaltar neste capacete é o peso – a sensação de ser mais leve é imediatamente percebida não apenas quando o pegamos antes de por na cabeça, mas quando o colocamos em situação de uso. Vale destacar que este modelo do LS2 que é importado e certificado no Brasil pelo INMETRO possui ainda sistema de fixação da jugular através de engate rápido e regulável, além de ser fácil de ser aberto ao comando sem haver a necessidade de tirar as luvas.

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Ventilação forçada frontal ajuda no desembaçamento e ventilação.

Pouca gente liga para isso, mas o bavete – aquela pecinha de pano que fica embaixo da queixeira – ajuda bastante a evitar a entrada de sujeira para dentro do capacete. Aliada a ventilação forçada que entra por uma abertura regulável na frente da queixeira e junto com o redirecionador de respiração para reduzir o embaçamento da viseira ajudando a melhorar o conforto do piloto quando parado em um semáforo, por exemplo.

Nos testes de rua ele se mostrou ainda preparado para ser usado por pessoas que utilizam óculos de grau. Uma dor de cabeça para usuários de óculos de correção é coloca-los em um capacete, principalmente com a balaclava. Neste capacete eu gostei da facilidade que tive para colocar, retirar e utilizar  os óculos com a balaclava. Depois de fixo no rosto não se moveu, não ficou encostando na testa ou desajustou-se. E ainda bem que não machucou minhas orelhas coisa que já aconteceu comigo quando em teste de outros modelos de capacetes.

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Detalhe da borda traseira – mais proteção para a cervical.

Gostei do desenho que foi dado a borda traseira. Pouca gente percebe isso, mas isso pode fazer a diferença entre o capacete te salvar ou ser morto por ele. A borda traseira presente neste modelo não entra em contato com as vértebras cervicais quando, por exemplo, um impacto direcionar a cabeça bruscamente para trás. Este pequeno e imperceptível detalhe pode sim ser a diferença entre ter um capacete que protege bastante e um que protege menos.

Dupla certificação.
Dupla certificação.

Dupla certificação – Uma nacional e outra internacional

Este capacete vem com dupla certificação. A primeira é do INMETRO. No Brasil o uso do capacete é obrigatório e o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do Código de Transito Brasileiro, disposto na Resolução 203 de 29 de Setembro de 2006 determina que “é obrigatório, para circular nas vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado”.

O capacete tem de estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, de acordo com o regulamento de avaliação de conformidade, por ele aprovado.

O LS2 traz ainda a certificação SHARP um rigoroso sistema de classificação que nada mais é que um programa do Departamento de Segurança dos Transportes do Governo Britânico (http://sharp.direct.gov.uk/).

Todos os capacetes avaliados pelo programa SHARP estão de acordo com as normas mínimas de segurança jurídica daquele país de nada valem no Brasil. O programa de ensaios do SHARP utiliza uma ampla gama de testes para fornecer aos pilotos um enorme volume de informações sobre o quanto um capacete pode oferecer de proteção quando de um acidente.

O programa inclui orientações importantes sobre como escolher um bom capacete apropriado, mais seguro e melhor adequado ao motociclista. Os testes realizados pelo SHARP atribuem de uma a cinco estrelas ao capacete.

No caso do capacete testado ele recebeu 4 estrelas o que o coloca na condição de um ótimo capacete.

De acordo com a SHARP, o desempenho da segurança dos capacetes pode variar em até 70% e isso também está relacionado ao preço final do capacete. Em virtude de existirem mais de 27 marcas no mercado britânico o programa SHARP ajuda o motociclista a escolher o que melhor se adéqua a sua realidade financeira de custo/benefício.

Avaliação

Na minha avaliação o LS2 testado é um capacete seguro, leve, com viseira de boa qualidade, fácil de ser desmontado e limpo e também confortável. Preço sugerido: R$ 410,00.

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Redação Geral

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