Próximo destino: COCOCI – uma Cidade Fantasma no Interior do Ceará
Luís Sucupira e Jan Messias estarão visitando Cococi – A Cidade Fantasma do Ceará. Lá eles vão descobrir partes da sua história ainda não contada, mitos e lendas. Nossa intenção é pernoitar na cidade fantasma e como a gente não tem medo de alma, vamos ver o que histórias nós e nossas motocicletas irão trazer. Você é nosso convidado. Sairemos de Iguatu. Por enquanto fique com um aperitivo do que já foi produzido sobre Cococi.
Antigas casas marcam o início da colonização do Estado pelos Inhamuns, ainda no século XVIII, com a chegada da Família Feitosa na região. Algumas casas ainda resistem ao tempo. Outras, no entanto, estão completamente em ruínas. Após ser extinta como cidade, há 39 anos, Cococi continua a despertar interesses de historiadores, paleontólogos e pessoas curiosas nos relatos da “cidada-fantasma”. Aos poucos, o mato invade os casarões antigos. Paredes não se sustentam mais à ação do tempo. No local, o catavento ainda continua erguido, mas não puxa água da mesma forma que antigamente.
A praça da cidade mantém as cores vermelha e azul e a mesma estrutura, mas apenas os animais ocupam o espaço. A única igreja do local, iniciada em 1740 e concluída oito anos depois, ainda sedia a Festa da Padroeira do antigo município, Nossa Senhora da Conceição, em dezembro. É desta forma que as pessoas encontram Cococi, na região dos Inhamuns, distante 63 quilômetros de Parambu. Extinta em 1968, Cococi começou como vila, passou a ser distrito de Parambu e depois foi emancipada após a instalação da Família Feitosa naquela região.
Atualmente, não passa de uma “cidade-fantasma”, onde apenas duas famílias habitam o local, totalizando sete pessoas. Durante o século XVIII, esta foi a cidade onde se estabeleceu uma rica família, proveniente da bacia do Rio São Francisco. Por mais que Cococi seja um resquício da ocupação dos Inhamuns no Estado, muitos casarões encontram-se abandonados, precisando de reforma, restauração.
VISITE O BLOG 125CILINDRAVENTURAS