Review Motorrad Intercom – Um tercomunicador simples, bom e barato!
Introdução
O motociclismo de turismo e passeio em grupo está cada vez mais incorporando tecnologia. A preferência dos motociclistas ultimamente é pelos intercomunicadores. Existem intercomunicadores de vários modelos, marcas e consequentemente de preços. Eu separei uns dois modelos para teste sendo um simples e outro mais sofisticado. Nesta coluna avaliei o MOTORRAD INTERCOM SYSTEM KOMMUNIKATOR, bastante popular na Europa pela sua simplicidade e baixo custo.
Os intercomunicadores ajudam o piloto a se comunicar com a garupa e com outras motos eliminando a necessidade do uso da linguagem de sinais quando viajam em grupo ou em comboio. Alguns intercomunicadores utilizam a tecnologia Bluetooth e outros usam o sistema de comunicação através de fio e sem Bluetooth. Não precisa dizer que a tecnologia com fio é bem mais em conta e resolve o problema de se comunicar com a garupa e vice-versa, mas não permite que você possa se comunicar com outras motos de uma maneira mais fácil como a que é permitida pelos modelos que utilizam tecnologia Bluetooth.
O modelo testado é o MOTORRAD INTERCOM SYSTEM KOMMUNIKATOR. Simples e fácil de usar o Motorrad Intercom é de fabricação alemã e distribuído pela Gingernuts. No Brasil ele pode ser adquirido em vários sites, dentre eles o Motorcycles Fortaleza ao preço sugerido de R$ 150,00.
Testando
O Motorrad é bem pequeno (tamanho: 6×6 5x2cm, peso total: 80g. Ele é pouco maior que duas caixas de fósforos) e pode ser facilmente fixado no cinto ou no bolso interno da jaqueta. A melhor opção é colocá-lo em um saco plástico para protegê-lo da água em caso de chuva. Depois de fixar, na cintura ou no bolso interno, insira os headsets e os conecte ao aparelho. Voce pode conectar ainda um MP3 pela entrada de áudio auxiliar /headphone e assim, tanto piloto como garupa podem ir escutando música. Os volumes de piloto e garupa são independentes. Isso permite que o volume possa ser regulado e até mesmo um deles ser desligado. A entrada para o MP3 não tem volume independente. Para regular, você precisa ajustar a intensidade do som a partir do regulador do volume do MP3 e depois regular a intensidade do volume destinado a cada headset.
Usando o celular no lugar do MP3
Você pode usar o celular no lugar do MP3 e conectar com outros aparelhos via Bluetooth, mas apenas escutará, pois o microfone do headset não se comunica com o celular. Na realidade esse procedimento é um arranjo que pode funcionar bem para poder atender ao celular no capacete, porém não recomendamos a utilização deste recurso e muito menos atender ao celular pilotando uma moto.
A melhor configuração ainda é utilizar o Motorrad para falar com a garupa e vice-versa e ainda poder ouvir música.
Uso em capacetes abertos
O uso em capacetes abertos tem sua eficiência prejudicada por conta do vento, da velocidade e do uso de descargas muito abertas, mas andando em velocidade de até 100 km por hora e com vento a favor, não terá grandes problemas para poder se comunicar. A melhor opção é utilizar este intercom com capacetes fechados ou articulados. Para melhorar ainda mais a eficiência em capacetes fechados recomendamos o uso da balaclava que manterá o headset melhor fixado junto ao rosto e reduzirá o efeito do vento, o barulho da descarga e, mesmo em alta velocidade, não afetará a comunicação entre piloto e garupa.
O consumo
O consumo é baixo e as duas pilhas AAA 1,5 V (não incluídas) duram vários dias sem problemas.
Especificações Técnicas
Potência de saída: 150Mw
Frequência: 50 – 20 000hz +/- 3Db
Áudio saída: 320 hm, 150mW.84Db +/- 3Db
Temperatura de operação: Vai de menos 20 graus Celsius a 50 graus Celsius
02 entradas para headset
01 entrada auxiliar
Os Headsets possuem conectores com cabos de 1m de comprimento e com plugue Ø3 de 5mm.
Conclusão
Para quem precisa de um intercom e não possui ou não pretende gastar muito com aquisição de um aparelho mais sofisticado o Motorrad resolve bem para a comunicação com garupa, ouvir música e até atender ao celular (deixe o celular com a garupa). Apesar de ter as suas conexões através de fio, ele é pequeno, leve e fácil de usar. Consome muito pouco e se tomar os devidos cuidados, não dará manutenção. O incoveniente é não permitir a sua utilização para se comunicar com outras motos. Para quem deseja usar um intercom para este fim existem outros modelos, dotados de recurso Bluetooth, que eu vou testar e trazer para vocês. Nossos agradecimentos ao Motorcycles Fortaleza pela cessão de um aparelho para teste.
Serviço:
Maiores informações: www.motorcyclefortaleza.com.br ou [email protected].