Salão de Colônia, Alemanha: KAWASAKI LANÇA NINJA 650
A Kawasaki mostra em Colônia, na Alemanha, a nova Ninja 650 que substitui a ER-6f, edições especiais da ZX-10R e da H2, além da renovada Z1000SX. Também estão no Salão os modelos Z900, que substitui a Z800 na Europa e a Z650. A Ninja 650 é 19 kg mais leve ER em boa parte por seu novo quadro e novo braço oscilante assimétrico em alumínio. Para atender ao Euro4, no entanto, a montadora japonesa apresenta a Ninja 650 com potência máxima de 69 cv, três a menos que a ER-6f.
A Z1000SX conta agora com novo sistema de ABS para curva que, juntamente com a unidade de medição inercial da Bosh, ajuda a modular a frenagem nas entradas e no meio das curvas. As carenagens foram redesenhadas de forma a proporcionar maior conforto para o condutor. O motor também recalibrado para atender as normas Euro4.
A Z800 será substituída pela Z900 que conta com um tetracilíndrico de 948cc, baseado no motor da Z1000, com potência máxima de 125 cv. O quadro é totalmente e nos auxílios de pilotagem apresenta-se somente a embreagem. Já a naked Z650 vai ocupar o espaço entre a Z300 e a Z900, com motor bicilíndrico em linha de 649cc.
A edição especial ZX-10RR é limitada a 500 unidades. Tem a mesma pintura da “Winter Test Edition” do ano passado utilizada na competições de motovelocidade europeias.O motor aceita o acessório opcional Kit Race da Kawasaki e as rodas foram substituídas por unidades da Marchesini. Conta ainda com quickshift bidirecional além do pacote eletrônico de série da ZX-10R.
Já a edição especial H2 Carbon é limitada a 120 unidades numeradas. Tem carenagem frontal em plástico reforçado com fibra de carbono que a deixa mais parecida com a radical a H2R. Tem ainda amortecedor traseiro Öhlins TTX com 22 posições de ajuste, sistema de quickshift bidirecional e mostrador com o ângulo e inclinação em tempo real, ligado à unidade de medição inercial de 6 eixos Bosh para o controle eletrônico do modelo.