Sistema de chips em veículos começa a ser implantado em 2011
Automóveis, caminhões, ônibus e motos começarão a receber o chip de identificação, que fornecerá informações em tempo real sobre os veículos já a partir do ano que vem. A informação é do coordenador técnico do Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), Dario Thober.
Em reportagem do jornal Folha de S.Paulo, ele afirma que Estados e municípios já iniciaram a implantação da infraestrutura para o sistema, que tem como objetivo inibir roubos e furtos, além de ajudar na gestão do tráfego.
No Siniav, informações armazenadas nos chips – como placas, número do chassi, localização, multas e outras pendências – serão captadas por antenas e transmitidas para os Detrans. O uso obrigatório do sistema começará em 2014, mas em algumas cidades como São Paulo e Rio, onde a implantação da infraestrutura está mais avançada, os chips começarão a ser instalados já em 2011.
As informações sobre os veículos serão captadas por antenas espalhadas pelas cidades e em unidades móveis, como viaturas de polícia. A estimativa é de que em três anos sejam instaladas 20 mil antenas em todo o país, três mil só em São Paulo e duas mil no Rio de Janeiro.