Softwares piratas: ABES retira 22 sites do ar
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e a ESA (Entertainment Software Association) acabam de divulgar o saldo dos esforços relacionados à defesa da propriedade intelectual realizados em agosto. De acordo com as entidades, além das operações efetuadas nos grandes centros comerciais de todo o país, o principal foco do período foi o monitoramento da venda de programas de computador falsificados pela Internet. Ao todo foram retirados do ar 22 sites, além de 1,6 mil anúncios destinados à essa finalidade, um aumento de 60% em relação à julho.
Outro ponto fundamental para os resultados alcançados refere-se às parcerias firmadas com sites de leilão. Mercado Livre e Toda Oferta são dois exemplos disso. Uma vez identificado que se trata de um produto irregular, notificamos esses sites e em menos de uma hora os itens são retirados do ar.
Em agosto foram realizadas ainda 64 operações em todo o país e apreendidos mais de 103,3 mil CDs de software falsificados, montante 6% superior em relação ao período anterior. Nesse contexto, São Paulo e Foz do Iguaçu foram as regiões com maiores saldos de apreensão: 52,9 mil e 30,9 mil, respectivamente.